MPPM participa em Jornada de Luta Anti-Racista

Sendo o povo palestino vítima da ocupação colonial e do apartheid do Estado de Israel, o MPPM não pode alhear-se das lutas anti-racistas e juntou-se, por isso, a mais de três dezenas de organizações numa manifestação, neste sábado, 10 de Junho, na Baixa de Lisboa.

A concentração teve início Pelas 11 horas, junto ao nº 19 de Rua Garrett, onde há 28 anos foi assassinado Alcindo Monteiro. Seguiu-se o desfile até ao Largo do Carmo onde foi lido o Apelo à acção de luta e anunciadas as organizações subscritoras.

APELO

10 DE JUNHO - DIA DE LUTA ANTI-RACISTA

No próximo dia 10 de Junho irá realizar-se uma acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal. A acção terá lugar em Lisboa, na Rua Garrett, n.º 19, às 11h e seguirá em desfile até à Praça Luís de Camões, onde terminará esta acção.

Neste dia, iremos relembrar Alcindo Monteiro – que foi brutalmente assassinado –, mas também todos os que no dia 10 de Junho de 1995 foram agredidos por um grupo de nazifascistas, assim como recordar outras vítimas mortais do racismo e xenofobia, nomeadamente Bruno Candé, Giovani Rodrigues, Wilson Neto, Ihor Homeniuk, António Pereira (Xuati), Elson Sanches (Kuku), Musso. O racismo e a xenofobia, sendo uma das expressões intrínsecas à natureza do capitalismo, é usado como arma de dominação, opressão e violência sistemática em diversos contextos sociais.

Os baixos salários, o aumento do custo de vida, os problemas no acesso à habitação, a precariedade no trabalho, o desinvestimento nos Serviços Públicos, em particular na Saúde, na Educação, nos Transportes Públicos que afectam a generalidade da população portuguesa, tem um maior impacte junto de pessoas negras, ciganas, imigrantes e refugiadas, pois aos problemas identificados, somam-se acções de discriminação e exclusão em confronto com valores e princípios democráticos e com a própria Constituição da República Portuguesa.

Neste dia, exigimos os nossos direitos, reafirmamos que todas as pessoas devem ter o direito a uma vida digna. Impõe-se cumprir os direitos inscritos na nossa Constituição.

A luta contra as ideias e práticas racistas e xenófobas, onde quer que se manifestem, é uma luta das pessoas que enfrentam as consequências da discriminação racial, da xenofobia e do apartheid, mas ela é também uma luta de todos os que, em Portugal e no mundo, pugnam por uma sociedade mais evoluída, mais justa, mais solidária, contra as injustiças, discriminações, desigualdades e contra a guerra. A instigação e agravamento das guerras só conduzem à perda de mais vidas humanas, a maior sofrimento e destruição e em nada contribuem para um caminho de solidariedade e paz entre os povos.

Acreditamos que todas e quaisquer mudanças virão da construção colectiva, da nossa organização para a elevação da consciência social e política e da luta contra todas as expressões de racismo e xenofobia e formas de exploração.

Assim, convidamos todos a participarem nesta acção, e pela sua acção e intervenção a juntarem se a esta luta tão urgente quanto necessária.

Neste sentido reforçamos o Cumprimento da Constituição da República Portuguesa.

25 de Abril Sempre! Racismo e fascismo nunca mais!

Acção de luta e homenagem às vítimas de racismo e xenofobia em Portugal

Dia 10 de Junho! Dia de luta Anti-racista!

Subscreveram o Apelo as seguintes organizações:

AfroPsis Psicólogos Afrodescendentes em Portugal
Associação Cavaleiros de São Brás
Associação Conquistas da Revolução (ACR)
Associação Cultura no Muro
Associação Cultural Moinho da Juventude
Associação Desportiva e Recreativa "O Relâmpago" (ADRR)
Associação do Património e da População de Alfama
Associação Operária de Promoção Intercultural (AOPIC)
Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin
Baque do Tejo Maracatu
Baque Mulher Lisboa
Casa do Brasil de Lisboa
CGTP - União dos Sindicatos de Lisboa
Colectivo Mumia Abu-Jamal
Coletivo O Lado Negro da Força
Comitê Popular de Estudantes Brasileiros em Portugal.
Comitê Popular de Mulheres em Portugal
Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC)
Frente Anti-Racista
Frente Ativa pela Libertação Animal (FALA)
Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO LX)
Iniciativa dos comuns
Interjovem - CGTP-IN
Kilombo - Plataforma de Intervenção Anti-Racista
Movimento Democrático de Mulheres (MDM)
Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM)
Projecto Ruído - Associação Juvenil
Ritmos de Resistência
Solidariedade Imigrante - Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes (SOLIM)
SOS Racismo
Techari Associação Nacional e Internacional Cigana
Trabalhar com os 99%
União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP)
Vida Justa
 

Print Friendly, PDF & Email
Share