MPPM celebra Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino com Sessão Pública em Lisboa

Sessão Dia Internacional de Solidariedade 2018

O dia 29 de Novembro foi designada pela ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Neste ano em que se avolumam as ameaças sobre a liberdade, se não sobre a própria existência, do povo palestino, o MPPM assinalou uma vez mais a data com uma Sessão Pública de Solidariedade, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Com moderação de Carlos Araújo Sequeira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do MPPM, intervieram: General Pezarat Correia – Militar de Abril, investigador e docente universitário; Jamila Madeira – Economista, deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista, membro do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina; António Bernardo Colaço – Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal Administrativo, Membro da Associação Portuguesa de Juristas Democratas; Nabil Abuznaid – Embaixador da Palestina em Portugal; Carlos Almeida – Historiador, Investigador na Faculdade de Letras de Lisboa, Vice-Presidente do MPPM.

Esta sessão, que contou com a colaboração da APJD – Associação Portuguesa de Juristas Democratas – , registou a presença de juristas de vários países, membros da Associação Internacional de Juristas Democratas que estão em Lisboa para participar na reunião do Bureau desta associação. No final, Roland Weyl, advogado e doutor em direito francês e primeiro Vice-Presidente da AIJD, que fundou em 1946, fez uma breve alocução.

A sessão, que contou ainda com o apoio da Casa do Alentejo, inseriu-se nas «Jornadas de Solidariedade com a Palestina» que o MPPM promove anualmente, em resposta ao apelo lançado em 1977 pela Assembleia Geral da ONU, e que integra um conjunto de iniciativas destinadas a divulgar a história, a cultura e a luta do povo palestino, e a sensibilizar a opinião pública portuguesa para a necessária, urgente e inadiável solidariedade para com este povo mártir.

Recorde-se que, em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) sobre a partilha da Palestina em dois Estados, um árabe e um judaico, com um regime especial para Jerusalém. Destes, porém, só o Estado judaico foi constituído. Por isso, em 1977, volvidos 30 anos, «profundamente preocupada por não ter sido alcançada nenhuma solução para o problema da Palestina, e por este continuar a agravar o conflito no Médio Oriente, de que é o cerne, e a pôr em perigo a paz e a segurança internacionais», a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40 B em que proclama 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, convidando «todos os Governos e organizações a cooperar na implementação da presente resolução».

Print Friendly, PDF & Email
Share