MPPM assinalou 65.º aniversário da Nakba com sessão pública evocativa

Sessão Nakba 65 anos
No dia 15 de Maio assinalou-se o 65.º aniversário da «Nakba», que em árabe quer dizer Catástrofe, e que marca o princípio da tragédia que se abateu sobre o Povo Palestino, perseguido, massacrado e expulso da sua terra pelos novos ocupantes judeus.
A independência do Estado de Israel, proclamada unilateralmente em 14 de Maio de 1948, significou para os palestinos o início da devastação da sua sociedade, a eclosão de um drama individual e colectivo que perdura até aos nossos dias. Repartido o seu território pelo novel Estado judaico (na parte consagrada pela Resolução 181 das Nações Unidas, de 29 de Novembro de 1947), pelo reino da Jordânia (a Cisjordânia) e pelo Egipto (a Faixa de Gaza), os palestinos tornaram-se exilados na sua própria pátria, com a maioria das terras confiscadas e os direitos cívicos reduzidos ou eliminados.
A Catástrofe do Povo Palestino dura há demasiado tempo e prolonga-se por várias gerações. Existem milhões de refugiados espalhados um pouco por todo o mundo. É a hora do mundo reflectir finalmente sobre o drama deste Povo.
O MPPM assinalou o 65-º aniversário da “Nakba” com um Sessão Pública Evocativa , no Museu da República e Resistência – Espaço Grandella, em Lisboa. Registaram-se  intervenções de Embaixador Mufeed Shami, Silas Cerqueira, Júlio de Magalhães, arlos Almeida e Augusto Praça. 
Print Friendly, PDF & Email
Share