MPPM apoia Marcha de Liberdade para Gaza promovida por coligação internacional

Na sequência da agressão israelita a Gaza, no inverno 2008-2009, foi constituída uma Coligação Internacional pelo Fim do Cerco Ilegal a Gaza que reúne pessoas de todas as crenças ou sem crença e se focaliza no respeito pelos direitos humanos em conformidade com o direito internacional.
Para assinalar o 1º aniversário da agressão israelita, a Coligação está a mobilizar a opinião pública internacional para organizar uma Marcha não violenta em conjunto com o povo de Gaza, no dia 31 de Dezembro, para reclamar o fim do bloqueio ilegal.
A Coligação concebe esta Marcha como parte de uma estratégia mais ampla para pôr fim, de forma não violenta, à ocupação israelita denunciando as suas flagrantes violações do direito internacional, tanto na demolição de casas e expansão dos colonatos, como no recolher obrigatório e na tortura.
A Direcção Nacional do MPPM, comprovando que esta iniciativa respeita os princípios e se insere nos objectivos do Movimento, decidiu dar-lhe o seu apoio, subscrevendo o Apelo e promovendo o evento.
Assim, convidamos todas pessoas amantes da paz, que se solidarizam com o povo mártir de Gaza, a subscrever o apelo e a suportar esta iniciativa na extensão possível.
O bloqueio israelita de Gaza constitui uma violação flagrante do direito internacional e tem produzido um imenso sofrimento. Nisso, os EUA, a União Europeia e restante comunidade internacional são cúmplices.
A lei é clara. A consciência da humanidade está chocada. E, contudo, o cerco de Gaza continua. Chegou a hora de as pessoas agirem! No dia 31 de Dezembro vamos terminar o ano marchando ao lado do povo palestino de Gaza numa manifestação não violenta para romper o bloqueio ilegal.
O nosso objectivo nesta Marcha é o levantamento do cerco a Gaza. Exigimos que Israel ponha fim ao bloqueio. Apelamos, também, ao Egipto para que abra a fronteira com Gaza em Rafah. Os Palestinos devem ter a liberdade de viajar para estudar, trabalhar e receber a tão necessária assistência médica, e de receber visitantes do estrangeiro.
Enquanto coligação internacional, não estamos em posição de advogar uma solução específica para este conflito. Contudo, a nossa fé na nossa humanidade comum leva-nos a apelar a todas as partes para que respeitem e defendam o direito internacional e os direitos humanos fundamentais para pôr fim à ocupação militar israelita de territórios Palestinos desde 1967 e alcançar uma paz justa e duradoura.
A Marcha só terá êxito de despertar a consciência da humanidade.
Por favor, junte-se a nós.
A Coligação Internacional pelo Fim do Cerco Ilegal a Gaza
Para informação mais detalhada, consulte a página oficial da Coligação: http://www.gazafreedommarch.org 
Print Friendly, PDF & Email
Share