Morre criança palestina de 18 meses atingida por gás lacrimogéneo israelita há 2 meses

Um menino palestino de 18 meses de idade, seriamente lesionado há dois meses pela inalação de gás lacrimogéneo disparado por soldados israelitas, morreu na sexta-feira, 7 de Julho, informa a agência palestina Wafa.
Em 19 de Maio, os soldados israelitas entraram em confronto com moradores da aldeia de Aboud, perto de Ramala, durante protestos ocorridos em toda a Margem Ocidental ocupada em apoio aos 1500 presos palestinos em greve de fome. Os soldados dispararam de forma aleatória um grande volume de gás lacrimogéneo sobre casas palestinas, causando sufocação em muitas pessoas, incluindo mulheres e crianças. O menino Abdul Rahman Barghouti foi gravemente afectado pelo gás lacrimogéneo.
As ambulâncias palestinas que tentavam chegar a sua casa foram bloqueadas por jipes do exército israelita. Os socorristas palestinos tiveram de ir a pé prestar os primeiros socorros à criança e transportaram-na depois, sempre a pé, para os seus veículos.
Foi levada para o hospital de Ramala, a 30 minutos de distância. Tendo-se verificado que a sua situação era grave, o Ministério da Saúde palestino decidiu transferi-la para o Hospital Hadassah, em Israel. No entanto, falharam todos os esforços para lhe salvar a vida e o menino foi declarado morto na sexta-feira à noite.
O pequeno Abdul Rahman Barghouti foi o 36.º palestino a ser morto pelas forças israelitas desde o início de 2017. No mesmo período 8 israelitas foram mortos por palestinos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share