Marinha israelita ataca pescadores palestinos em águas territoriais de Gaza

Navios da marinha israelita abriram hoje fogo sobre barcos de pesca palestinos que estavam na faina em águas territoriais da Faixa de Gaza.

A marinha israelita disparou balas vivas e canhões de água contra pescadores palestinos que navegavam a menos de seis milhas náuticas de Khan Younis, forçando-os a regressar a casa. Pelo menos uma embarcação sofreu danos no ataque.

Num outro incidente, a marinha israelita também atacou pescadores que navegavam a cerca de três milhas náuticas da costa de Al-Sudaniya, a noroeste da cidade de Gaza, forçando-os a regressar à costa.

As forças navais israelitas há muito que assediam os pescadores de Gaza, disparando contra eles, danificando os seus barcos e efectuando detenções ou mesmo ferindo-os ou matando-os.

Recorda-se que, desde 2007, os dois milhões de habitantes da Faixa de Gaza estão submetidos a um desumano bloqueio terrestre, naval e aéreo.

O bloqueio restringiu a pesca aos 3700 pescadores registados em Gaza - a maioria dos quais vive abaixo da linha de pobreza de acordo com o grupo israelita de direitos humanos B'Tselem - reduzindo a zona de pesca de 25 milhas náuticas, para apenas seis a nove milhas náuticas, quando não é totalmente interditada.

Print Friendly, PDF & Email
Share