Marinha israelita abre fogo contra pescadores palestinos enquanto exército ataca agricultores

Barcos da marinha israelita abriram hoje fogo contra pescadores palestinos ao largo da costa norte de Gaza e soldados dispararam granadas de gás lacrimogéneo contra agricultores no sul da Faixa de Gaza, noticiou a agência WAFA.

Os barcos da marinha abriram fogo e apontaram canhões de água aos pescadores que navegavam a três milhas náuticas da costa norte de Gaza, obrigando-os a regressar à costa.

No sul da Faixa de Gaza, soldados israelitas dispararam granadas de gás lacrimogéneo contra agricultores palestinos que se encontravam a leste de Khan Younis, forçando-os também a abandonar a zona antes de serem feridos.

O assédio da marinha e do exército israelitas aos pescadores e agricultores palestinos perto das fronteiras é um acontecimento quase diário que visa desencorajá-los de prosseguir a pesca, uma fonte de rendimento vital para milhares de famílias de Gaza, e de cuidar das suas terras perto da vedação da fronteira com Israel.

Num outro incidente, também relatado pela WAFA, forças israelitas impediram hoje os agricultores palestinos de lavrar as suas terras perto da cidade de Nablus, no norte da Cisjordânia, de acordo com um dos agricultores.

Ahmad Shahin disse que os agricultores foram hoje às suas terras na aldeia de al-Sawiyeh para as lavrar e preparar a plantação, quando os soldados israelitas os impediram e lhes ordenaram que as deixassem sob o pretexto de serem terras do Estado.

Disse que o exército não deixaria os agricultores trabalharem nas suas terras porque querem mantê-las para a expansão dos colonatos.

Segundo os habitantes locais, a vida na aldeia tem sido profundamente afectada pelo assédio dos colonos judeus. «As pessoas não podem ir cultivar as suas terras. Os colonos arrancam as nossas oliveiras e atiram pedras às pessoas».

Print Friendly, PDF & Email
Share