«Marcha pela Paz» de mulheres israelitas e palestinas encontra-se com Mahmoud Abbas

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, recebeu na passada quinta-feira, 20 de Outubro, uma delegação de mulheres israelitas e palestinas que tinham participado numa «Marcha da Esperança» de duas semanas em Israel e na Margem Ocidental ocupada. Abbas incentivou as mulheres a prosseguirem os esforços para apoiar a paz e uma solução de dois Estados.
A marcha, organizada pelo movimento Women Wage Peace (As Mulheres Lutam pela Paz), foi uma das maiores iniciativas em prol da paz realizadas em Israel nos últimos anos. Iniciou-se em 4 de Outubro em Rosh HaNikra, no Norte de Israel, junto à fronteira com o Líbano, e terminou a 19 de Outubro com um comício em Jerusalém diante da residência do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, em que milhares de mulheres israelitas e palestinas, todas vestidas de branco, apelaram à paz entre Israel e a Palestina.
Ao longo dos quinze dias da marcha, realizaram-se uma série de comícios e manifestações. Na manifestação realizada a 13 de Outubro em Kfar Saba, o deputado Ayman Odeh, presidente do grupo parlamentar da Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel), declarou: «Seguimos uma linha clara e consequente e apoiamos a democracia, a paz e a igualdade … Agradecemos ao movimento Women Wage Peace por ter organizado este acontecimento. Encheis os nossos corações de esperança.»
Print Friendly, PDF & Email
Share