Manifesto «Justiça para a Palestina!» entregue hoje na Assembleia da República

Realizou-se hoje, 22 de Novembro, a audiência solicitada pelo MPPM ao presidente da Assembleia da República para apresentar o Manifesto «Justiça para a Palestina!». Este pedido de audiência, tal como pedidos similares dirigidos ao primeiro-ministro e ao presidente da República, tinha sido decidido pelos subscritores presentes na sessão de apresentação pública do Manifesto, realizada no passado dia 2 de Novembro na Fundação José Saramago.
 
A delegação dos subscritores, composta por Maria do Céu Guerra, António Delgado Fonseca e José Neves, e ainda por José Oliveira, em representação do MPPM, foi recebida pelo senhor deputado Jorge Lacão, vice-presidente, por delegação do presidente da Assembleia da República.
 
A delegação recordou a ocasião em que surge o Manifesto, ou seja, a passagem dos 100 anos da Declaração Balfour, dos 70 anos da resolução 181 da ONU, que decidiu a partilha da Palestina, e dos 50 anos da ocupação por Israel, em 1967, da Margem Ocidental, de Jerusalém Oriental e da Faixa de Gaza, e sublinhou o carácter amplo do Manifesto, subscrito por uma centena de personalidades dos mais diversos quadrantes da vida social portuguesa. Referiu ainda a conveniência de o Estado português contribuir para a solução da questão palestina, que se arrasta há cem anos, e para o reconhecimento do Estado da Palestina como membro de pleno direito pela ONU, e a necessidade de a comunidade internacional fazer respeitar as resoluções da ONU quanto à questão israelo-palestina, nomeadamente no que diz respeito aos colonatos, já que o seu avanço e a anexação de facto de partes do território palestino põem em sério risco a solução de dois Estados apoiada por essa mesma comunidade internacional, incluindo Portugal.
 
O vice-presidente Jorge Lacão recebeu a delegação com grande cordialidade e tomou boa nota dos assuntos levantados, comprometendo-se a transmitir o Manifesto e o teor da audiência ao senhor presidente da Assembleia da República.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share