Mais uma tribuna de solidariedade em Vila Nova de Gaia
Dezenas de activistas juntaram-se em Gaia, junto à estação do metro João de Deus, na tarde de 21 de Novembro. Aí deram expressão, uma vez mais, à luta solidária e ao esclarecimento da população, no âmbito da campanha de Solidariedade com o Povo Palestino em curso, levada a cabo pelo MPPM, pelo CPPC, pela CGTP-IN e pela Associação Juvenil Projecto Ruído, e conducente à prevista grande manifestação nacional do dia 29 de Novembro, em Lisboa e no Porto.
Com música palestina em fundo, esta tribuna contou com poemas lidos por Elsa Silva (em representação do MPPM), pela jovem escritora Iolanda Oliveira e ainda com intervenção de Manuela Branco Santos (do CPPC), em representação das quatro organizações promotoras.
Foi o contexto ideal para o contacto com a população em hora de ponta e para a distribuição de documentos, convocando para a grande manifestação nacional do dia 29 de Novembro. No final das intervenções - que exigiram cessar fogo efectivo, acesso sem entraves à ajuda humanitária por parte da população de Gaza, fim dos ataques, destruições e ocupações na Cisjordânia, fim à ocupação da terra palestina por Israel, entre outros aspectos, e que, além do mais, reclamaram do governo o corte das relações comerciais, militares e culturais com o estado genocida -, escutaram-se as palavras de ordem: "Palestina vencerá!", "Paz no Médio Oriente, Palestina Independente!" e "Paz sim, guerra não!"