Mais de 1000 menores palestinos detidos por Israel desde o início de 2016

Mais de 1000 menores palestinos foram detidos por forças israelitas desde o início do ano, informou este sábado o Palestinian Committee of Prisoners Affairs (Comité Palestino de Assuntos dos Presos), um aumento relativamente a 2015.
O Comité relata que pelo menos 1000 menores palestinos entre as idades de 11 e 18 anos foram detidos por Israel desde Janeiro, incluindo cerca de 70 crianças de Jerusalém Oriental ocupado que foram colocadas em prisão domiciliária.
Em Agosto o Comité tinha já anunciado que as forças israelitas tinham detido 560 crianças Jerusalém Oriental ocupado desde o início de 2016.
Segundo o Comité, as forças israelitas prenderam 30 adolescentes palestinos em Agosto, alguns de apenas 13 anos. A maioria dos detidos disseram que foram agredidos e torturados durante a sua detenção, interrogatório e transporte de um centro de detenção para outro.
As forças israelitas têm conduzido uma acção repressiva sobre as crianças palestinas em Jerusalém Oriental nos últimos meses. As comunidades palestinas da cidade ocupada começaram a sentir o impacto da legislação israelita publicada entre 2014 e 2015, que aumenta as penas para quem atira pedras; a pena de prisão aplicável é de 20 anos quando for provada a intenção de causar dano e de até 10 anos quando essa intenção não puder ser provada.
Segundo números publicados em Agosto pela organização palestina Addameer (Prisoner Support and Human Rights Association), mais de 7000 palestinos estão actualmente presos em cadeias israelitas, incluindo 340 menores.
Print Friendly, PDF & Email
Share