Knesset de Israel aprova lei que permite expulsar deputados. Alvo são deputados palestinos da Lista Conjunta

O parlamento de Israel, o Knesset, aprovou na passada lei terça-feira à noite uma lei que permite a expulsão de deputados. A chamada «lei de suspensão», que passou com 62 votos a favor e 45 contra, estipula que as razões para a destituição são «incitar à violência ou ao racismo, apoiar o conflito armado contra Israel ou rejeitar Israel como um Estado judaico e democrático». Na realidade, a lei visa os deputados da Lista Conjunta, coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel.
A lei foi criticada pela Associação para os Direitos Civis em Israel (ACRI) como «uma das propostas legislativas mais graves dos últimos anos, que atenta contra os pilares da democracia — o direito à liberdade de expressão, o direito de votar e de ser eleito e o direito de representação».
O Adalah (Centro Jurídico para os Direitos das Minorias Árabes em Israel) afirmou que a lei representa «um grave perigo para os direitos democráticos básicos» e visa expulsar do Knesset os deputados árabes «que 'ousam' afastar-se dos limites que lhes são ditados pela maioria israelita judaica».
Por seu lado, o deputado Yousef Jabareen, da Lista Conjunta, declarou: «Aqueles que apoiam esta lei procuram desfazer-se dos deputados árabes para os silenciar e às opiniões que acham intoleráveis. É uma afronta não somente aos deputados que podem ter de enfrentar a expulsão dos seus lugares, mas igualmente aos seus eleitores. Esta medida invalida dezenas de milhares de votos legitimamente expressos.»
Citado pelo jornal israelita Haaretz, o presidente da Lista Conjunta, Ayman Odeh, disse que a lei é apenas a fase a mais recente do objectivo maior de Netanyahu de silenciar a oposição e a desaprovação de Israel pelos palestinos. «Netanyahu não quer que os árabes votem; não quer que sejamos uma força política legítima. Netanyahu quer a política somente para os judeus. É por isso incita sistematicamente contra o público árabe e contra os seus representantes eleitos.»
Print Friendly, PDF & Email
Share