Jovens solidários com a Palestina em Lisboa

A Plataforma pela Paz e o Desarmamento, que o MPPM integra, promoveu nesta segunda-feira, em Lisboa, uma Tertúlia sob o tema «Esta Bandeira da Esperança: Um Olhar Sobre a Questão Palestina».

Com o apoio da Fundação José Saramago, o evento realizou-se no espaço fronteiro à Casa dos Bicos e teve moderação de Simão Bento (Projecto Ruído), contando com uma significativa assistência de um público jovem e interessado.

Idália Tiago (Fundação José Saramago) recordou o compromisso de José Saramago com a causa da Palestina para justificar o pleno cabimento desta iniciativa no espaço da Fundação.

As intervenções iniciais couberam ao MPPM (Raul Ramires) e ao MDM.

Seguiram-se intervenções de representantes de outras organizações integrantes da Plataforma, designadamente, AEFCSH, JCP, Pioneiros de Portugal, Interjovem e CPPC.

No final, foi aprovada por unanimidade uma moção que reclama:

- O fim da expulsão dos palestinianos das suas casas e territórios,
- O fim da política terrorista de Israel, que viola diversas resoluções das Nações Unidas e o Direito Internacional;
- Que o governo português condene Israel pelos seus crimes;
- O levantamento do criminoso cerco a Gaza;
- O cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano, e a criação de um Estado da Palestina livre, independente e soberano, com as fronteiras de Junho de 1967 e Jerusalém Oriental como capital, assim como o cumprimento do direito de retorno dos refugiados;

Print Friendly, PDF & Email
Share