Jovens arquitectos palestinos vencem concurso internacional para reconstruir o porto de Beirute

Quatro jovens arquitectos palestinos formados na Universidade de Birzeit, na Cisjordânia, conquistaram o Prémio Phoenix 2021 num concurso internacional para projectos de concepção e reconstrução do Porto de Beirute.

O porto de Beirute foi destruído em 4 de Agosto de 2020 por uma explosão que matou quase 200 pessoas, feriu mais de 6000 e causou enormes danos materiais em edifícios residenciais e estabelecimentos comerciais.

O Prémio Phoenix 2021 foi atribuído pela iDAR-Jerusalem, uma organização palestina sem fins lucrativos que promove a arquitectura, e procurava «a excelência arquitectónica e evocar mentes inovadoras, a nível mundial, para reconstruir o Porto de Beirute e trazê-lo de volta ao povo, remodelado e recapturado.»

O júri internacional avaliou 13 projectos oriundos de Estados Unidos, Rússia, Polónia, Palestina, Israel, Itália, Arábia Saudita, Países Baixos, Barém, Portugal, China e Líbano.

O projecto vencedor, «The Aftermath: Productive Beirut» (O Rescaldo: Beirute Produtiva) foi apresentado pela equipa palestina MAD Architects composta por Ala’a Abu Awad, Diala Andonia, Mais Bani Odeh e Majd al-Malki. A equipa russa ficou em segundo lugar e a equipa italiana em terceiro.

Majd al-Malki, disse ao Al-Monitor: «O projecto procura reutilizar o que resta no local, reciclando materiais tais como aço, madeira e vidro que foram espalhados pela cidade. (…) Um dos principais aspectos do projecto é o seu esforço para fazer avançar a economia local, proporcionando espaços criativos para oficinas, espaços de produção e escolas profissionais e agrícolas. (…) O projecto visa também fornecer rapidamente unidades habitacionais temporárias para 300 000 libaneses que perderam as suas casas na explosão.»

Ala’a Abu Awad, outro membro da equipa, disse ao Al-Monitor: «O projecto também se foca na criação de espaços públicos e mercados locais para os residentes, bem como na preservação da memória colectiva dos libaneses, concentrando-se nos silos de cereais.» E acrescentou: «Uma vez que o Líbano acolhe centenas de milhares de refugiados palestinos no seu território, o projecto da equipa palestina é também um gesto de apoio ao povo libanês.»

Especialistas advertiram que os silos de cereais que foram gravemente danificados pela explosão do Porto de Beirute devem ser demolidos antes do seu colapso. Os silos absorveram grande parte da explosão devastadora, protegendo a parte ocidental da capital do nível de destruição que se abateu sobre a parte oriental.

Print Friendly, PDF & Email
Share