Jornadas de Solidariedade com a Palestina 2022

Neste dia 29 de Novembro passam três quartos de século da aprovação da Resolução 181 pela Assembleia Geral da ONU, prevendo a partição da Palestina, então sob Mandato britânico. Mas se logo em 1948 foi criado o Estado de Israel, nenhum Estado independente da Palestina jamais viu a luz do dia.

O colonizador britânico foi substituído por um Estado de colonos que não apenas se apropriou dum território que excedia em muito o previsto na Resolução 181 de 1947 como tem mantido, desde 1967, o restante território palestino sob ocupação, com uma imparável escalada de construção de colonatos, do Muro do Apartheid, de confiscação de casas e terras de palestinos, de cerco à Faixa de Gaza, com o evidente objectivo de inviabilizar a solução dos dois Estados.

É urgente a mobilização da solidariedade internacional e a recondução da questão palestina ao centro das preocupações internacionais. É imperativa a solidariedade com a resistência do povo palestino e o apoio aos esforços de convergência das forças políticas palestinas. É necessário denunciar as perseguições ao activismo pró-Palestina, sob a infame e mentirosa acusação de ser expressão de anti-semitismo.

O MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – promove as Jornadas de Solidariedade com a Palestina e apela a uma presença maciça nas iniciativas que as integram pois isso mostrará aos Palestinos que Portugal está activamente solidário com a sua luta.

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
Terça, 29 de Novembro, 18 horas
Casa do Alentejo, Rua das Portas de Sto. Antão, 58, Lisboa

Em Lisboa, na terça-feira, 29 de Novembro, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo, assinalamos o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino com uma sessão que integra uma homenagem a José Saramago, no centésimo aniversário do seu nascimento. Vamos evocar o Saramago activo no apoio à causa palestina e a sua contribuição para a implantação do MPPM. Pilar Del Rio, presidenta da Fundação José Saramago, na impossibilidade de estar presente, enviará uma mensagem.

Com moderação de Maria do Céu Guerra, presidente do MPPM, teremos intervenções do Dr. Nabil Abuznaid, Embaixador da Palestina, do coronel Carlos Matos Gomes, escritor e militar de Abril, e de Carlos Almeida, historiador e vice-presidente do MPPM.

Sessão de Solidariedade com o Povo Palestino
Segunda, 28 de Novembro, 18 horas
Cooperativa UNICEPE, Praça de Carlos Alberto, 128 A, Porto

Na segunda-feira, 28 de Novembro, pelas 18 horas, a UNICEPE – Cooperativa Livreira acolhe, na sua sede, no Porto, uma Sessão de Solidariedade com o Povo Palestino que contará com a participação de José António Gomes, escritor, membro da Direcção Nacional do MPPM, Henrique Borges, professor e dirigente sindical, Ilda Figueiredo, presidente da Direcção Nacional do CPPC, Nur Rabh Latif, estudante palestina, e Rui Vaz Pinto, economista, presidente da UNICEPE. Haverá ainda leitura de poemas de Mahmoud Darwich e outros autores palestinos.

Debate sobre a Questão Palestina
Quarta, 23 de Novembro, 18 horas
Real República Ay-Ó-Linda, Bairro Sousa Pinto, nº 33, Coimbra

Na quarta-feira, 23 de Novembro, às 18 horas, em Coimbra, Carlos Almeida, historiador e vice-presidente do MPPM, animará um Debate sobre a Questão Palestina na Real República Ay-Ó-Linda.

Print Friendly, PDF & Email
Share