Jornadas de Solidariedade com a Palestina 2013: Resistência - Liberdade - Soberania

Resistência - Liberdade - Soberania
O MPPM organizou um conjunto de eventos, integrados nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina - 2013, em torno da data de 29 de Novembro proclamada pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, evocando a data em que, em 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) que preconizava a partilha da Palestina em dois Estados - um judaico e um árabe - com um estatuto especial para Jerusalém, mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do Estado Palestino. 
As Jornadas de Solidariedade com a Palestina – 2013 adoptaram como lema: “Resistência – Liberdade – Soberania”.
Abertura
As Jornadas abriram no dia 7 de Novembro com animação de rua inspirada no poema Daqui deste deserto onde persisto, de António Ramos Rosa, com alunos do 12º ano de Artes e Espectáculo (Interpretação) da Escola Básica e Secundária Passos Manuel. Estiveram pela hora de almoço na confluência da Rua 1º  de Dezembro com a Rua do Carmo e ao fim da tarde no Largo de Camões.
Foram intérpretes: Adriana Peixoto, Bruno Tapadinhas, Cátia Monteiro, Francisco Pereira de Almeida, Inês Morgado, Isadora Nunes, Mariana Gonçalves, Miguel Farrelo, Patrícia Brandão, Rebeca Duarte, Ricardo Prata, Rita Gomes, Rute Abreu, Sara Vinagre, Solange Ferreira e Sónia Monteiro. 
Fernando Rebelo, professor deste curso, foi o autor da encenação.
A Cultura Palestina
No dia 11 de Novembro a Cultura Palestina foi o tema para um Colóquio realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que contou com a participação de Teresa Cadete, professora catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos da F.L.U.L e presidente do PEN Clube Português; Santiago Macias, investigador e historiador do período islâmico e presidente da Câmara Municipal de Moura; Shahd Wadi, investigadora em Estudos Feministas e Estudos sobre as Mulheres Árabes; e Raul Ramires, membro da Direcção Nacional do MPPM
Jantar Palestino
O já tradicional Jantar com ementa palestina teve lugar em 15 de Novembro no Grupo Sportivo Adicense, no coração de Alfama. Da ementa constavam Húmus, Babaghanoj, Salada Palestina, Falafel, Frango à Palestina, Uzi e Harissa.
Carlos Carvalho, pelo MPPM, e o Embaixador Hikmat Ajjuri fizeram breves alocuções. 
No final houve um apontamento musical e danças pelo Ensemble Moçarabe.
Comunicação Social
No dia 18 de Novembro realizou-se, no espaço da Associação de Estudantes da FCSH da Universidade Nova, um debate sobre A Palestina, o Médio Oriente e a Comunicação Social, animado por José Manuel Rosendo, jornalista da RTP; Abdeljelil Larbi, professor de Literatura Árabe Moderna no ISCTE-IUL; e Jorge Cadima, membro da Direcção Nacional do MPPM.
Portugal e Médio Oriente
No espaço do Santiago Alquimista, no histórico bairro do Castelo, realizou-se uma tertúlia sobre As relações históricas entre Portugal e o Médio Oriente animada por Natália Nunes, especialista em cultura e literatura medievais; e Santiago Macias, investigador e historiador do período islâmico e Presidente da Câmara Municipal de Moura.
José Gil foi o anfitrião e Teresa Palma Fernandes, do MPPM, fez as apresentações.
Houve leitura de poema do Gharb Al-Andaluz por Natália Nunes.
Convívio Temático
22 de Novembro houve Noite da Palestina no Adufe Bar, em Alfama.
Ouviu-se música palestina e foram ditos contos e poemas palestinos por Ana Chora e Fernando Rebelo.
Sessão de Solidariedade
A Sessão Pública Comemorativa do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina teve lugar no dia 29 de Novembro no Espaço Santa Catarina – Palácio Cabral. 
Foram oradores: Hikmat Ajjuri, Embaixador da Palestina em Portugal; Maria do Céu Guerra, presidente da Direcção Nacional do MPPM; Carlos Almeida, investigador, vice-presidente da Direcção Nacional do MPPM; Adel Sidarus, professor universitário jubilado, membro da Direcção Nacional do MPPM; e Ana Pires, dirigente da CGTP-IN, membro da Direcção Nacional do MPPM.
Bruno Dias, Deputado do PCP e membro da Direcção Nacional do MPPM, informou que a Assembleia da República tinha acabado de aprovar a constituição do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina.
Cinema
As Jornadas 2013 encerraram no dia 2 de Dezembro com a exibição do filme Tale of the Three Jewels do realizador palestino Michel Khleifi. No final houve um debate com a participação do realizador.
Tale of the Three Jewels, a primeira longa-metragem a ser totalmente filmada na devastada Faixa de Gaza, no período entre o massacre de Hebron e a chegada da Autoridade Palestina, cruza uma comovedora história de amor, entre um menino palestino e uma menina cigana, com a dura realidade da brutal ocupação israelita.
Michel Khleifi nasceu em Nazaré, em 1950. Estudou teatro e televisão no INSAS (Instituto Nacional Superior das Artes do Espectáculo), na Bélgica. Em 1975 terminou o curso com uma tese sobre as formas de expressão cultural na Palestina e meios de as promover e desenvolver que viria a guiar toda a sua carreira. Actualmente é professor no INSA.
Apoios
O MPPM agradece o apoio e colaboração das seguintes entidades:
- Adufe Bar
- Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
- Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
- Escola Básica e Secundária Passos Manuel
- Fundação José Saramago
- Grupo Sportivo Adicense
- Junta de Freguesia da Misericórdia
- Santiago Alquimista
Print Friendly, PDF & Email
Share