Israelitas já mataram onze palestinos desde o início do mês

Desde o início deste mês de Agosto, o exército, a polícia ou os colonos israelitas já tiraram a vida a onze palestinos, entre os quais quatro menores, e uma criança palestina de quatro anos está em estado crítico depois de ser atropelada por um colono que se pôs em fuga.

Pelo menos 220 palestinos foram mortos pelos ocupantes israelitas desde o início do ano, o que representa a média mais elevada de sete meses desde o final da Segunda Intifada Palestina, em 2005.

Mahmoud Jihad Jarad, de 23 anos, foi morto com um tiro no peito e quatro outros palestinos ficaram feridos por tiros do exército israelita nesta sexta-feira, dia 11, num ataque militar ao campo de refugiados de Tulkarem, no Norte da Cisjordânia ocupada. Um dos feridos está em estado crítico.

Na quinta-feira, dia 10, o jovem palestino Ameer Khalifa, de 27 anos, morreu em consequência de ter sido atingido com uma bala na cabeça durante um ataque militar israelita na área de Zawata, perto da cidade ocupada de Nablus. Num vídeo divulgado pela Quds News Network, as forças de segurança da Autoridade Palestina são vistas a atacar os participantes no cortejo fúnebre de Khalifa em Zawata.

Na segunda-feira, dia 7, as forças de ocupação israelitas abriram fogo contra um veículo, matando três palestinos, na aldeia de Arraba, ao sul da cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia. As forças israelitas impediram as equipas médicas de se aproximarem do veículo visado. De acordo com a Quds News Network, o veículo foi atingido por mais de 100 balas. As vítimas foram identificadas como Loay Abu Naesa, Nayef Abu Swis e Bara Ahmad Fayez Al-Qerm, de 16 anos.

No domingo, dia 6, na aldeia palestina de Kissan, a leste de Belém, Jabril Sawarka, de 4 anos, sofreu ferimentos graves, que o deixaram em estado crítico, depois de ter sido atropelado por um colono judeu israelita que fugiu do local. Em Kissan foram registados vários atropelamentos e fugas por colonos.

Ainda no domingo, faleceu Ramzi Fathi Hamed, de 17 anos, em consequência de ter sido baleado por um colono, no peito e na barriga, quando se encontrava num carro perto do colonato de Ofra.

No sábado, dia 5, Kamel Mahmoud Abu Bakr, de 22 anos, foi morto a tiro por agentes da polícia israelita no rescaldo de um incidente, no centro de Telavive, em que ficaram feridos dois israelitas.

O jovem palestino Qosai Jammal Mi'tan, de 19 anos, sucumbiu a ferimentos graves na sexta-feira, dia 4, pouco depois de ter sido baleado no pescoço por colonos israelitas armados que invadiram a aldeia de Burqa, a sudeste de Ramala, provocando confrontos com os moradores locais. Dois outros jovens ficaram feridos por terem sido atingidos por pedras atiradas pelos colonos. Durante o ataque, os grupos de colonos incendiaram dois veículos palestinos.

Mahmoud Abu Sa'an, de 18 anos, foi morto a tiro à queima-roupa na madrugada de sexta-feira, dia 4, durante uma incursão militar israelita no campo de Nur Shams, a leste de Tukaram, no norte da Cisjordânia ocupada. O exército israelita invadiu o campo no meio de fortes disparos de munições reais, de gás lacrimogéneo e de granadas de atordoamento contra os residentes, o que levou a violentos confrontos. Sa'an tinha terminado recentemente o ensino secundário com distinção no liceu e estava preparado para iniciar os seus estudos universitários dentro de alguns meses.

Na quarta-feira, dia 2, soldados do exército de ocupação israelita mataram a tiro o menor palestino Mohammad Farid al-Za'areer, de 15 anos, junto ao colonato ilegal israelita de Eshtmou, perto da localidade palestina de al-Sumo', a sul da cidade de Al-Khalil (Hebron), na Cisjordânia ocupada. Segundo fontes locais, o exército israelita abriu fogo contra o menor e impediu as equipas médicas de prestarem socorro. Za'areer tinha acabado de concluir com êxito o 9.º ano e era um dos melhores alunos da sua turma.

No mesmo dia, dezenas de palestinos sofreram asfixia e outros foram alvejados a tiro durante uma incursão militar israelita na zona oriental da cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada. O Ministério da Saúde disse que um jovem palestino com um ferimento grave no abdómen e outro ferido na coxa foram transferidos para o hospital governamental de Rafidia. Para o mesmo hospital foi também transferido um casal palestino depois de as forças israelitas terem disparado contra o veículo em que seguiam.

Na terça-feira, dia 1, Mohammad Suleiman Mazara, de 20 anos, natural da localidade de Izariyeh, a leste de Jerusalém, foi morto a tiro depois de ter aberto fogo contra colonos israelitas no colonato ilegal de Maale Adumim, ferindo várias pessoas.


Fontes: Palestine Chronicle, WAFA, Quds News Network


Na imagem: Funeral de Mahmoud Jarad morto num ataque militar israelita ao campo de refugiados de Tulkarem em 11 de Agosto de 2023 (Foto: AFP)

Print Friendly, PDF & Email
Share