Israel quer expulsar beduínos para criar perigoso «corredor E1», que corta em duas a Margem Ocidental

Centenas de beduínos palestinos da comunidade de Jabal al-Baba, no distrito de Jerusalém da Margem Ocidental ocupada, estão em risco de serem expulsos pelo governo israelita. No início deste mês, as forças de ocupação israelitas distribuíram avisos de evacuação a todos os 300 moradores palestinos da aldeia, dizendo que tinham oito dias para se mudarem para um «local de realojamento».
A aldeia é povoada por cerca de 55 famílias beduínas que habitam nesta zona há 65 anos — depois de serem forçado a sair de suas terras em 1948, quando Israel foi criado — e que enfrentam uma ameaça constante de serem expulsas das suas casas.
Jabal al-Baba, como outras comunidades beduínas da região, está ameaçada de transferência forçada por estar localizada no «corredor E1», criado pelo governo israelita para ligar Jerusalém Oriental anexada ao mega-colonato de Ma'ale Adumim, onde residem entre 125.000 e 150.000 colonos israelitas.
As autoridades israelitas planeiam construir milhares de casas para colonatos judeus em E1, o que de facto dividiria em duas a Margem Ocidental e tornaria impossível a criação de um Estado palestino contíguo, tal como previsto na solução de dois Estados para a questão palestino-israelita.
O primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Rami Hamdallah, num comunicado publicado na segunda-feira 26 de Novembro, manifesta a sua solidariedade com os moradores de Jabal al-Baba, condena o plano, que comprometeria «a solução de dois Estados internacionalmente apoiada» e exorta a comunidade internacional a agir e a pressionar Israel para que cumpra o direito internacional.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share