Israel quer duplicar o número de colonos no Vale do Jordão

O governo israelita planeia duplicar, de 6000 para 12.000, o número de colonos judeus residentes no Vale do Jordão, na zona norte da Margem Ocidental ocupada.
Falando na rádio pública israelita, o ministro da Habitação israelita, Yoav Galant, apresentou o novo plano, segundo o qual governo transferirá para as cooperativas e aldeias agrícolas israelitas do Vale do Jordão verbas destinadas a cada nova família judaica que se mude para aí.
Segundo o ministro, existe em Israel um consenso de que o Vale do Jordão deve permanecer parte do Estado de Israel, qualquer que venha a ser um futuro acordo político.
As autoridades de ocupação israelitas tencionam expulsar cerca de 200 palestinos das suas casas e terras agrícolas no Vale do Jordão.
Na quinta-feira, 9 de Novembro, as forças de ocupação israelitas entregaram avisos de demolição e evacuação a 30 famílias palestinas das aldeias Ein al-Hilweh e Umm al-Jamal. Os avisos estavam datados de 1 de Novembro e davam aos moradores oito dias — ou seja, até 9 de Novembro, o dia em que foram entregues — para evacuarem voluntariamente cerca de 60 casas e outras estruturas. Os moradores temem por isso que as forças de ocupação israelitas cheguem a qualquer momento para proceder às demolições.
Desde a ocupação por Israel da Margem Ocidental, incluindo Jerusalém Oriental, em 1967, mudaram-se para colonatos israelitas no território palestino ocupado entre 500.000 e 600.000 israelitas judeus. Todos os colonatos são considerados ilegais à luz do internacional.
A organização israelita Peace Now, que se dedica a monitorizar a actividade de colonização israelita nos territórios ocupados, informou que a construção de colonatos aumentou 34% em 2016, tendo as autoridades israelitas iniciado a construção de 1814 novas unidades habitacionais nos colonatos.
Paralelamente, o B'Tselem (Centro de Informação Israelita para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados) informou que em 2016 ocorreu o maior número de demolições de construções palestinas por Israel desde que começou a efectuar registos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share