Israel profana cemitério islâmico em Jerusalém

O município israelita de Jerusalém Ocidental demoliu parte do centenário cemitério islâmico al-Yousifieh, em Jerusalém Oriental ocupada, de acordo com a agência noticiosa palestina WAFA.

Mustafa Abu Zahra, um zelador dos cemitérios islâmicos na cidade sagrada, disse que um bulldozer municipal demoliu o muro de pedra do cemitério, uma semana depois de ter demolido as suas escadas, no que Abu Zahra descreveu como "uma violação flagrante da santidade do local".

As autoridades israelitas, que já tinham tomado posse de parte do cemitério, planeiam destruí-lo para aí construir um parque urbano, uma medida que enfurece muitos residentes de Jerusalém Oriental que têm entes queridos enterrados naquele cemitério.

Esta acção, conjugada com os actos de violência de colonos israelitas no complexo da Mesquita Al Aqsa/Al Haram Al Sharif, inserem-se na política israelita de pressionar a população palestina de Jerusalém Oriental para abandonar a cidade, apagando a sua identidade árabe e deixando-a aberta à ocupação por colonos judeus.

Print Friendly, PDF & Email
Share