Israel prendeu 511 palestinos em Outubro

As forças de ocupação israelitas prenderam 511 palestinos em Outubro, incluindo 74 menores e 15 mulheres, informaram hoje três grupos de defesa dos presos palestinos.

A Sociedade dos Presos Palestinos (PPS), a Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos) e a Comissão dos Presos publicaram um comunicado conjunto em que pormenorizam por governorados (províncias) o número de presos pelas forças repressivas israelitas nos territórios palestinos ocupados:  91 de Jerusalém, 61 de Ramala, 75 de Hebron, 44 de Jenin, 26 de Belém, 45 de Nablus, 100 de Tulkarm, 28 de Qalqilya, 10 de Tubas, 9 de Salfit, 10 de Jericó e 12 da Faixa de Gaza.

Além disso, em Outubro as autoridades israelitas emitiram 73 ordens de detenção administrativa, 42 das quais novas, elevando para 430 o número total de palestinos mantidos em detenção administrativa. Trata-se de um regime particularmente odioso, que implica prisão sem julgamento nem culpa formada por períodos de até seis meses indefinidamente renováveis, com base num «processo confidencial» e provas confidenciais que não podem ser analisadas nem pelo detido nem pelo seu advogado.

Cerca de 6000 palestinos estão actualmente encarcerados em cadeias israelitas, incluindo 52 mulheres, uma delas menor, e 270 menores de 18 anos.

Print Friendly, PDF & Email
Share