Israel prendeu 374 palestinos em Novembro

As forças de ocupação israelitas prenderam 374 palestinos da Cisjordânia ocupada e da Faixa de Gaza durante o mês de Novembro, incluindo 66 menores e seis mulheres, denunciam várias organizações palestinas de direitos humanos.

Num comunicado conjunto, o Clube dos Presos Palestinos, a Addameer – Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos e a Comissão de Assuntos dos Presos e ex-Presos palestinos informaram que foram presos 137 palestinos em Jerusalém, 42 em Ramala e na cidade vizinha de Al-Bireh e 70 em Hebron. Para além disso, foram presos 22 palestinos de Jenin, 43 de Belém, 12 de Nablus, 15 de Tulkarm, sete de Qalqilya, cinco de Tubas, dois de Salfit, oito de Jericó e 11 de Gaza.

Segundo o comunicado, em finais de Novembro de 2019 o número de presos palestinos nas prisões de Israel elevava-se a quase 5000.

Neste total, prossegue o comunicado, incluem-se 38 mulheres e cerca de 200 menores, registando-se ainda mais de 450 presos em regime de detenção administrativa. Ao abrigo deste regime odioso, os palestinos podem ser submetidos a períodos de detenção de seis meses, indefinidamente renováveis, sem serem objecto de condenação nem sequer de acusação formal.

Foto: AFP/Jaafar Ashtiyeh

Print Friendly, PDF & Email
Share