Israel prende 5600 palestinos no ano desde que Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel

As autoridades de ocupação israelitas prenderam mais de 5600 palestinos desde 6 de Dezembro de 2017, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o reconhecimento pela sua administração de Jerusalém como capital de Israel.

O Clube dos Presos Palestinos informa que a maioria das detenções ocorreu no período imediatamente a seguir ao anúncio de Trump, quando se registou uma vaga de protestos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupadas e na Faixa de Gaza cercada.

Segundo dados da  Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos) referentes a Novembro de 2018, há neste momento 5554 presos políticos palestinos nas cadeias israelitas, dos quais 230 são menores e 41 têm menos de 16 anos. Entre eles contam-se 482 em detenção administrativa, regime particularmente odioso que implica prisão sem julgamento nem culpa formada por períodos de até seis meses indefinidamente renováveis.

Desde o início da ocupação militar por Israel da Cisjordânia — incluindo Jerusalém Oriental — e da Faixa de Gaza, em 1967, o número total de presos e detidos palestinos nas prisões israelitas já ultrapassou os 850 000, incluindo 15 000 mulheres e dezenas de milhares de menores. Morreram nas cadeias israelitas, devido aos maus tratos e à dureza das condições, 206 presos e detidos.

Print Friendly, PDF & Email
Share