Israel mata três palestinos em Gaza, incluindo criança de 12 anos

Palestinos ajudam um manifestante ferido durante um protesto junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza, 14 de Setembro de 2018. Crédito: SAID KHATIB / AFP

Três palestinos, incluindo uma criança de 12 anos, foram hoje mortos pelas forças israelitas, que reprimiram os protestos na Faixa de Gaza com munições reais e bombas de gás lacrimogéneo.
O Ministério da Saúde de Gaza informou que os mortos são Shadi Abdulal, de 12 anos, Hani Afana, de 21, e Mohammed Shaqoura, de 21. Segundo uma testemunha ocular citada pela agência Reuters, o pequeno Shadi não constituía qualquer ameaça e foi atingido a tiro a uns 70 metros da vedação.
Cerca de 250 palestinos, incluindo 18 crianças e dois paramédicos, sofreram ferimentos, acrescenta o ministério.
Milhares de palestinos participaram na tarde de hoje nas manifestações da Grande Marcha do Retorno. Os protestos decorreram sob o lema «A resistência é a nossa escolha», para sublinhar que o povo palestino rejeita os Acordos de Oslo e o «acordo do século» promovido pelos EUA.
As manifestações da Grande Marcha do Retorno iniciaram-se em 30 de Março e realizam-se a cada sexta-feira, há 25 semanas consecutivas, junto da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.
Os principais objectivos são o levantamento do criminoso bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza desde há 12 anos e o direito de retorno às suas terras dos refugiados palestinos que Israel expulsou na campanha de limpeza étnica por ocasião da sua fundação, em 1948, conforme prevê a Resolução 194 da ONU, de 11 de Dezembro de 1948.
Desde o início dos protestos nas fronteiras de Gaza, as forças repressivas israelitas já mataram 184 palestinos, 27 dos quais menores, e causaram mais de 19 000 feridos.

Print Friendly, PDF & Email
Share