Israel mata a tiro três palestinos em Gaza, bombardeia «base de lançamento» de papagaios de papel

As tropas israelitas mataram hoje três palestinos junto à fronteira com a Faixa de Gaza cercada, em mais um episódio da sangrenta repressão pelo regime sionista de um protesto contra a ocupação e pelo direito de retorno dos refugiados.
Segundo um comunicado das forças armadas israelitas, soldados de Israel abriram fogo contra quatro manifestantes palestinos a leste de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, alegadamente porque os jovens palestinos pretendiam «atravessar a barreira de segurança» em direcção a Israel.
O Ministério da Saúde de Gaza confirmou os disparos mortais, identificando duas das vítimas como Abdel Rahman Qudeih, de 23 anos, e Mohammed Abu Rayda, de 20.
Aumentou assim para 52 o número de mortos de manifestantes palestinos vítimas do fogo real das forças israelitas desde o início dos protestos na fronteira da Faixa de Gaza, em 30 de Março.
Também hoje, Israel realizou um ataque aéreo no norte da Faixa de Gaza, afirmando que visou a «base de lançamento», nos últimos dias, de papagaios de papel incendiários que causaram vários incêndios em terrenos agrícolas israelitas perto da fronteira com Gaza. Não se registaram vítimas em resultado do ataque.
As manifestações palestinas, apelidadas «Grande Marcha do Retorno», durarão até 15 de Maio, coincidindo com o 70.º aniversário do Dia da Nakba (Catástrofe), quando Israel foi criado. O dia 15 de Maio é assinalado em todo o mundo para marcar o aniversário da expulsão de 750 000 palestinos das suas casas e terras pelos sionistas em 1948.

Print Friendly, PDF & Email
Share