Israel mata 6 palestinos em 24 horas

Um palestino foi morto a tiro pela polícia israelita perto da Porta de Damasco, na Cidade Velha de Jerusalém, na noite de terça-feira, após uma alegada tentativa de esfaqueamento de um civil judeu. Porém, testemunhas palestinas citadas pela agência AFP disseram que o suposto agressor não estava a tentar esfaquear ninguém, estava sim a defender-se. Nenhum israelita foi ferido. O palestino morto era Muhammad Yousif Alayan, do campo de refugiados de Qalandiya, perto da cidade de Ramala, na Cisjordânia ocupada.
Também na terça-feira, Muhammad Rimawi, um palestino de 24 anos, morreu na sequência do espancamento por tropas israelitas, que às 4 da manhã assaltaram a sua casa, na aldeia e Beit Rima, na Cisjordânia ocupada, para o deter. Rimawi foi despido e brutalmente agredido até cair inconsciente e ser levado para local desconhecido. Horas depois, a família foi informada da sua morte pelo telefone.
Entretanto, as forças de ocupação israelitas mataram quatro palestinos na Faixa de Gaza ao longo de 24 horas, na segunda e na terça-feira.
Na terça-feira, dois palestinos, Muhammad Ahmad Abu Naji, de 34 anos, e Ahmad Muhammad Muhsin Omar, de 20, foram mortos a tiro por soldados israelitas no norte da Faixa de Gaza. Encontravam-se entre as centenas de pessoas que, perto do posto de controlo de Beit Hanoun/Erez, protestavam contra o bloqueio da Faixa de Gaz por Israel, que dura há 12 anos.
Na noite de segunda-feira, dois outros palestinos foram mortos na Faixa de Gaza por um ataque aéreo israelita. O Ministério da Saúde de Gaza identificou-os como sendo os primos Naji Jamil Abu Assi, de 18 anos, e Alaa Ziyad Abu Assi, de 21. Os militares israelitas alegaram que os dois homens faziam parte de um grupo de palestinos que se aproximaram «de maneira suspeita» da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza e colocaram perto dela «um objecto suspeito». Na realidade, as forças de ocupação israelitas praticam uma política de atirar para matar na zona perto da vedação que isola a Faixa de Gaza, de largura não é declarada mas que aparenta ser de 300 metros.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos 26 palestinos foram feridos a tiro durante os protestos de segunda-feira.
As forças israelitas já mataram quase 200 palestinos na Faixa de Gaza este ano, incluindo aproximadamente 135 mortos a tiro durante os protestos da Grande Marcha do Retorno, que se realiza desde 30 de Março. Cerca de 30 menores palestinos foram mortos por soldados israelitas durante estes protestos.

Print Friendly, PDF & Email
Share