Israel lança ataque em larga escala contra Faixa de Gaza

Israel voltou hoje a lançar uma agressão contra a Faixa de Gaza. Tratou-se, segundo as próprias forças armadas israelitas, de um «ataque em larga escala», em que terão sido atingidos seis alvos do Hamas.
Horas antes, quatro soldados israelitas ficaram feridos quando um engenho explodiu perto deles, junto à vedação na fronteira com o Sul da Faixa de Gaza. Segundo a comunicação social israelita, foi o maior número de israelitas feridos num único ataque desde a guerra contra Gaza em 2014.
O responsável da explosão, afirmaram os militares israelitas, citados pelo jornal Haaretz, foi o Comité de Resistência Popular de Gaza, que durante a manifestação de sexta-feira teria pendurado uma bandeira na vedação para atrair os soldados.
O comité, formado por militantes de diferentes facções armadas de resistência, declarou que a «operação heróica a leste de Khan Younis ocorre no contexto da resposta palestina às incursões [contra a Faixa de Gaza] do inimigo».
Israel tem repetidamente declarado que considera o Hamas responsável por tudo o que acontece na Faixa de Gaza, e após o incidente as forças israelitas destruíram com mísseis de artilharia um posto de observação a leste de Khan Younis, no Sul da Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde palestino informou que duas pessoas ficaram feridas.
Já durante a noite de sábado aviões de guerra israelitas bombardearam vários locais em toda a Faixa de Gaza cercada. Um avião de combate israelita F16 lançou mísseis em três locais a leste da cidade de Gaza, causando danos em casas, mas sem causar baixas. Jactos de combate israelitas também realizaram um ataque aéreo contra uma exploração agrícola a leste de Gaza e um outro perto do cruzamento de Shuhada, na cidade.
As Brigadas Izz Ad-Din Al-Qassam, ala militar do Hamas, afirmaram que as suas defesas anti-aéreas abriram fogo contra os caças israelitas.
Num comunicado publicado hoje à noite, um porta-voz do Hamas declarou: «Culpamos a ocupação pelos resultados da escalada na Faixa de Gaza», acrescentando: «O Hamas continuará a resistir e os ataques israelitas não quebrarão a determinação do nosso povo.»
 
Print Friendly, PDF & Email
Share