Israel comete crime de apartheid contra palestinos, acusa a Human Rights Watch

«As autoridades israelitas estão a cometer os crimes contra a humanidade de apartheid e perseguição», disse a organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch num relatório hoje divulgado. «A acusação tem por base uma política global do governo israelita para manter o domínio dos israelitas judeus sobre os palestinos e os abusos graves cometidos contra os palestinos que vivem no território ocupado, incluindo Jerusalém Oriental.»

O relatório de 213 páginas da HRW, intitulado A Threshold Crossed: Israeli Authorities and the Crimes of Apartheid and Persecution [Um Limiar Transposto: as Autoridades de Israel e os Crimes de Apartheid e Perseguição] «examina o tratamento dado por Israel aos palestinos. Apresenta a realidade actual de uma única autoridade, o governo israelita, governando primariamente a área entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, povoada por dois grupos de dimensão aproximadamente igual, e privilegiando metodologicamente os israelitas judeus enquanto reprimem os palestinos, mais severamente no território ocupado», diz a HRW no comunicado em que apresenta o relatório.

«Há anos que vozes proeminentes advertem que o apartheid espreita ao virar da esquina se a trajectória do domínio de Israel sobre os palestinos não mudar», disse Kenneth Roth, director executivo da Human Rights Watch. «Este estudo detalhado mostra que as autoridades israelitas já viraram essa esquina e hoje estão a cometer os crimes contra a humanidade do apartheid e da perseguição.»

«O veredicto do apartheid e da perseguição não altera o estatuto legal do território ocupado, constituído pela Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e Gaza, nem a realidade factual da ocupação», diz a HRW no seu comunicado.

«Originalmente criado em relação à África do Sul, o apartheid é hoje um termo jurídico universal. A proibição da discriminação e opressão institucional particularmente severas ou apartheid constitui um princípio central do direito internacional. A Convenção Internacional sobre a Supressão e Punição do Crime do Apartheid de 1973 e o Estatuto de Roma de 1998 do Tribunal Penal Internacional (TPI) definem o apartheid como um crime contra a humanidade que consiste em três elementos primários: (1) A intenção de manter o domínio de um grupo racial sobre outro; (2) Um contexto de opressão sistemática por parte do grupo dominante sobre o grupo marginalizado; (3) A prática de actos desumanos.»

«A referência a um grupo racial é entendida hoje em dia para abordar não só o tratamento com base em traços genéticos mas também o tratamento com base na descendência e origem nacional ou étnica, tal como definido na Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.» A HRW decide aplicar este entendimento mais amplo da raça.

«O crime de perseguição contra a humanidade, tal como definido no Estatuto de Roma e no direito internacional consuetudinário, consiste na privação grave dos direitos fundamentais de um grupo racial, étnico ou de outro grupo com intenção discriminatória.»

A HRW verificou que «os elementos dos crimes se juntam no território ocupado, como parte de uma política única do governo israelita. Essa política consiste em manter o domínio dos israelitas judeus sobre os palestinos em Israel e no território ocupado. Está associada, no território ocupado, a uma opressão sistemática e a actos desumanos contra os palestinos que aí vivem.»

Com base em anos de documentação sobre direitos humanos, estudos de caso, e uma análise dos documentos de planeamento do governo, declarações de funcionários, e outras fontes, a HRW comparou as políticas e práticas relativas aos palestinos no território ocupado e em Israel com as relativas aos israelitas judeus que vivem nas mesmas áreas. A HRW diz ter escrito ao governo israelita em Julho de 2020, solicitando a sua posição sobre estas questões, mas não recebeu qualquer resposta.

«Através de Israel e do território ocupado, as autoridades israelitas procuraram maximizar a terra disponível para as comunidades judaicas e concentrar a maioria dos palestinos em centros populacionais densos. As autoridades adoptaram políticas para mitigar o que descreveram abertamente como uma «ameaça demográfica» por parte dos palestinos. Em Jerusalém, por exemplo, o plano do governo para o município, incluindo tanto a parte ocidental como a parte oriental ocupada da cidade, estabelece o objectivo de «manter uma maioria judaica sólida na cidade» e especifica mesmo os rácios demográficos que espera manter.»

«Para manter o domínio, as autoridades israelitas discriminam sistematicamente os palestinos. A discriminação institucional que os cidadãos palestinos de Israel enfrentam inclui leis que permitem que centenas de pequenas cidades judaicas excluam efectivamente os palestinos e orçamentos que afectam apenas uma fracção dos recursos às escolas palestinas, em comparação com as que servem as crianças israelitas judaicas. No território ocupado, a severidade da repressão, incluindo a imposição de um governo militar draconiano aos palestinos, ao mesmo tempo que proporciona aos israelitas judeus que vivem de forma segregada no mesmo território os seus plenos direitos ao abrigo do direito civil israelita, equivale à opressão sistemática exigida pelo apartheid

«As autoridades israelitas cometeram uma série de abusos contra os palestinos. Muitos dos que se verificaram nos territórios ocupados configuram os graves abusos dos direitos fundamentais e os actos desumanos necessários para o apartheid, incluindo: restrições de movimento generalizadas sob a forma do encerramento de Gaza e um regime de licenças, confiscação de mais de um terço das terras na Cisjordânia, condições duras em partes da Cisjordânia que levaram à transferência forçada de milhares de palestinos para fora das suas casas, negação dos direitos de residência a centenas de milhares de palestinos e seus familiares, e a suspensão dos direitos civis básicos a milhões de palestinos.»

«Muitos dos abusos no cerne da prática destes crimes, tais como a negação quase categórica de licenças de construção a palestinos e a demolição de milhares de casas sob o pretexto de falta de licenças, não têm qualquer justificação de segurança. Outros, como o congelamento efectivo por Israel do registo da população que gere no território ocupado, que praticamente impede a reunificação familiar dos palestinos que aí vivem e impede os residentes de Gaza de viverem na Cisjordânia, utilizam a segurança como pretexto para promover objectivos demográficos. Mesmo quando a segurança faz parte da motivação, ela não justifica mais o apartheid e a perseguição do que a força excessiva ou a tortura», diz a Human Rights Watch.

«Negar a milhões de palestinos os seus direitos fundamentais, sem qualquer justificação legítima de segurança e só porque são palestinos e não judeus, não é apenas uma questão de ocupação abusiva», disse Roth. «Estas políticas, que concedem aos israelitas judeus os mesmos direitos e privilégios onde quer que vivam e discriminam os palestinos em diferentes graus onde quer que vivam, reflectem uma política que privilegia um povo em detrimento de outro.»

«Declarações e acções das autoridades israelitas nos últimos anos, incluindo a aprovação de uma lei com estatuto constitucional em 2018 estabelecendo Israel como o «Estado-nação do povo judeu», o conjunto crescente de leis que privilegiam ainda mais os colonos israelitas na Cisjordânia e não se aplicam aos palestinos que vivem no mesmo território, bem como a expansão maciça nos últimos anos dos colonatos e das infra-estruturas de acompanhamento que ligam os colonatos a Israel, clarificaram a sua intenção de manter o domínio dos israelitas judeus. A possibilidade de um futuro líder israelita poder algum dia estabelecer um acordo com os palestinos que desmantele o sistema discriminatório não nega essa realidade actual.»

A Human Rights Watch concui o seu comunicado detalhando as medidas que se impõem para pôr termo às práticas denunciadas:

«As autoridades israelitas deveriam desmantelar todas as formas de repressão e discriminação que privilegiam os israelitas judeus à custa dos palestinos, incluindo no que diz respeito à liberdade de circulação, atribuição de terras e recursos, acesso à água, electricidade e outros serviços, e a concessão de licenças de construção.»

«O Gabinete do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) deveria investigar e processar judicialmente os implicados de forma credível nos crimes contra a humanidade do apartheid e da perseguição. Os países devem também fazê-lo de acordo com as suas leis nacionais ao abrigo do princípio da jurisdição universal, e impor sanções individuais, incluindo proibições de viagem e congelamento de bens, aos funcionários responsáveis pela prática destes crimes.»

«As descobertas de crimes contra a humanidade deveriam levar a comunidade internacional a reavaliar a natureza do seu envolvimento em Israel e na Palestina e a adoptar uma abordagem centrada nos direitos humanos e na responsabilização, em vez de apenas no «processo de paz» bloqueado. Os países deveriam criar uma comissão de inquérito da ONU para investigar a discriminação e repressão sistemáticas em Israel e na Palestina e designar um enviado global da ONU para os crimes de perseguição e apartheid com mandato para mobilizar acções internacionais para acabar com a perseguição e o apartheid em todo o mundo.»

«Os países devem condicionar a venda de armas e a assistência militar e de segurança a Israel à tomada de medidas concretas e verificáveis, por parte das autoridades israelitas, no sentido de pôr fim à sua prática destes crimes. Os países devem examinar os acordos, esquemas de cooperação e todas as formas de comércio e de relacionamento com Israel a fim de detectar aqueles que contribuem directamente para cometer os crimes, mitigar os impactes dos direitos humanos e, quando tal não for possível, pôr fim às actividades e financiamentos encontrados para facilitar estes crimes graves.»

«Enquanto grande parte do mundo trata a ocupação de meio século de Israel como uma situação temporária que um “processo de paz” que se arrasta há décadas irá resolver em breve, a opressão dos palestinos atingiu um limiar e uma permanência que vai ao encontro das definições dos crimes de apartheid e perseguição», disse Roth. «Aqueles que lutam pela paz israelo-palestina, seja uma solução de um ou dois Estados ou uma confederação, deveriam entretanto reconhecer esta realidade pelo que ela é e trazer consigo o tipo de instrumentos de direitos humanos necessários para lhe pôr fim.»

Omar Shakir, director para Israel e a Palestina da Human Rights Watch, disse à AFP que há anos que se fazem avisos de que «o apartheid está ao virar da esquina». «Penso que é bastante claro que esse limiar foi ultrapassado», disse Shakir da Jordânia.

Cidadão americano, Shakir foi o primeiro cidadão estrangeiro deportado por Israel por alegadamente apoiar um movimento de boicote internacional que procura isolar Israel, alegação que ele nega.

Na semana passada, num discurso para a Conferência Anual da J Street na América, o Presidente palestino Mahmoud Abbas advertiu que Israel está a caminho de se tornar um Estado do apartheid

«Afastar-se da solução de dois Estados conduzirá eventualmente a uma solução de facto de um Estado único, um Estado de apartheid», disse Abbas. «[Isto] é algo que nem nós nem o mundo inteiro aceitaríamos. Uma solução de um Estado só perpetuará o conflito.»

Há três meses, a organização de direitos humanos israelita B’Tselem também tinha denunciado o apartheid de Israel no relatório A regime of Jewish supremacy from the Jordan River to the Mediterranean Sea: This is apartheid, publicitado pelo seu Director Executivo em artigo publicado no The Guardian.

Em 2017, a chefe da Comissão Económica e Social da ONU para a Ásia Ocidental (ESCWA) Rima Khalaf foi forçada a demitir-se após o que descreveu como uma pressão do secretário-geral António Guterres para retirar um relatório acusando Israel de impor um «regime de apartheid» aos palestinos. Na ocasião, o MPPM condenou a atitude do secretário-geral da ONU e disponibilizou o texto integral do relatório censurado.

Print Friendly, PDF & Email
Share