Israel assalta escritório do governador palestino de Jerusalém

Forças israelitas assaltaram hoje os escritórios do governador palestino de Jerusalém e do  Ministério palestino dos Assuntos de Jerusalém.

Antes de procederem ao assalto, dezenas de soldados fortemente armados isolaram as sedes das duas instituições da Autoridade Palestina, no bairro de Al-Barid, na parte de Jerusalém Oriental ocupada separada do resto da cidade pelo Muro do apartheid.

O ministro, Adnan al-Husseini, informou que as forças israelitas confiscaram documentos e materiais. As autoridades israelitas confirmaram o assalto às instalações, durante o qual ficaram feridos dois empregados palestinos.

Já no passado dia 20 de Outubro as forças de ocupação tinham detido o governador palestino de Jerusalém, Adnan Gheith, que foi libertado dois dias depois.

A Autoridade Palestina tem um ministro para os Assuntos de Jerusalém e um governador da província de Jerusalém, mas Israel proíbe as actividades da Autoridade Palestina na cidade.

Israel considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, ao passo que os palestinos reclamam Jerusalém Oriental como a capital do seu futuro Estado independente.

Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967, na Guerra dos Seis Dias, e posteriormente declarou a sua anexação, o que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

Print Friendly, PDF & Email
Share