Israel aprova 2070 novas unidades residenciais em colonatos ilegais na Cisjordânia ocupada

As autoridades israelitas aprovaram hoje, 30 de Maio, a construção de 2070 novas unidades residenciais em colonatos ilegais na Cisjordânia ocupada, informa a agência palestina Wafa, citando a organização israelita Peace Now, que se dedica a monitorizar a actividade de colonização israelita nos territórios ocupados. 
O ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, afirmou na semana passada que a Administração Civil (órgão das forças armadas de Israel para a administração dos territórios palestinos ocupados) na Cisjordânia deverá apoiar a construção imediata de 2500 novas casas. Segundo jornal israelita Haaretz, esse número incluiria muitas casas que já foram aprovadas e algumas até construídas,.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou o anúncio de Lieberman, afirmando: «Continuamos o ímpeto de desenvolvimento dos colonatos na Judeia e Samaria [nome que Israel dá à Margem Ocidental ocupada] e aprovamos milhares de novas unidades habitacionais.»
Segundo a Peace Now, no ano e meio desde que o presidente Trump assumiu funções, foram aprovadas cerca de 14 454 unidades na Cisjordânia, o que é mais do  triplo do que foi aprovado no ano e meio antes de sua posse (4476 unidades).
Violando a IV Convenção de Genebra e resoluções da ONU, mais de 600 000 colonos israelitas residem em centenas de colonatos localizados no território palestino ocupado da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.
Print Friendly, PDF & Email
Share