Israel apresa barco da Flotilha da Liberdade que procurava romper o cerco a Gaza

As forças israelitas atacaram hoje, domingo, um dos barcos da Flotilha da Liberdade, quando se encontrava a 60 milhas náuticas das costas da Faixa de Gaza cercada. O «Al-Awda» (O Retorno) foi apresado pela Marinha de Israel e levado para o porto de Ashdod, no Sul de Israel.
O barco levava a bordo 22 pessoas de 16 países e transportava medicamentos destinados aos hospitais de Gaza.
Um outro barco da Flotiha da Liberdade, o «Hurriyah» (Liberdade), continua a navegar em direcção a Gaza, aonde está previsto que chegue nos próximos dias.
Ambos os barcos estiveram entre 19 e 22 de Junho em Lisboa, tendo os seus tripulantes participado em várias actividades de solidariedade promovidas por organizações portuguesas, entre elas o MPPM.
Em 2010 forças israelitas atacaram em águas internacionais um navio da Flotilha da Liberdade, o «Mavi Marmara», e mataram dez activistas que seguiam a bordo.
O «Al-Awda» partiu da Noruega rumo a Gaza no dia 15 de Maio para marcar o 70.º aniversário da Nakba («catástrofe») de 1948.
A flotilha deste ano, que atracou em diferentes portos europeus ao longo da viagem rumo a Gaza, decorre sob o lema «por um futuro justo para os palestinos», pretende elevar o conhecimento público sobre o sofrimento do povo palestino de Gaza, que Israel, com a colaboração do Egipto, submete há mais de onze anos a um bloqueio injusto e desumano.

Print Friendly, PDF & Email
Share