Hoje demos voz à Solidariedade com a Palestina

Solidariedade com a Palestina 20 Dez 2017
Muitas vozes deram Voz à Solidariedade com a Palestina hoje, à tarde, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Numa iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional (CGTP-IN), do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM), realizou-se uma sessão de solidariedade com a Palestina que registou a presença de quase centena e meia de pessoas.
Intervieram Gustavo Carneiro, da Direcção Nacional do CPPC, Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN, Regina Marques, da Direcção Nacional do MDM, e Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM, e houve ainda testemunhos de vários elementos da assistência.
Foi firmemente condenado o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel e denunciada a teia de falsidades com que se procura justificar a legitimidade daquela decisão. Enfatizando a necessidade de distinguir claramente quem é o agressor – Israel – e quem é a vítima – o povo palestino – considerou-se que esta posição dos Estados Unidos os torna cúmplices da violência e da ilegalidade da ocupação, da sistemática política israelita de colonização, segregação e limpeza étnica da população palestina, comprometendo a solução de dois Estados e negando os profundos laços dos palestinos com Jerusalém e a sua legítima aspiração a fazer de Jerusalém Oriental a capital do seu futuro Estado.
Reclamou-se que Portugal reconheça o Estado da Palestina com capital em Jerusalém Oriental e que a União Europeia não pactue com as violações de direitos humanos por parte de Israel e lhe retire o estatuto de parceiro privilegiado.
Reafirmou-se a solidariedade com a luta do povo palestino por um Estado da Palestina livre, independente, soberano e viável, com capital em Jerusalém Oriental, e por uma solução justa para a situação dos refugiados palestinos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share