Hanan Awwad em Lisboa para testemunhar sobre situação actual na Palestina

Encontra-se em Lisboa, vinda de Jerusalém, onde nasceu e reside, a escritora, poetisa e professora palestiniana Hanan Awwad que amanhã, 7 de Setembro, à 18.30h vai intervir num Encontro de Informação sobre a situação na Palestina, presidido por José Saramago, e que terá lugar na Casa do Alentejo, em Lisboa (Rua das Portas de Sto. Antão, 58).
A Drª Hanan Awwad é uma intransigente defensora da liberdade e dos direitos humanos. Profunda conhecedora da história sofrida do seu povo, tem como preocupação imediata o fim da ocupação militar por Israel do povo palestiniano e do seu território e o estabelecimento de um Estado Palestiniano independente. O seu objectivo último é a construção de uma Paz justa e duradoura no Médio Oriente.
Entre as questões prementes que a Hanan Awwad abordará na sua intervenção incluem-se a situação dos presos políticos palestinianos detidos em prisões israelitas e a construção do designado “Muro de Sharon”, já condenada pelas mais elevadas instâncias internacionais.
Merecedora de especial atenção é a situação do Presidente Yasser Arafat, há longo tempo cercado na sua residência de Ramallah, e cujo viver quotidiano foi objecto do mais recente livro de Hanan Awwad, A Palestina é o Princípio. Prevê-se o estabelecimento, durante o Encontro, de uma comunicação telefónica com o Presidente Arafat, para lhe testemunhar a solidariedade dos presentes.
A Drª Hanan Awwad licenciou-se em Língua e Literatura Árabes na Universidade de Beirute, e prosseguiu os seus estudos nas Universidades de Oxford, Michigan e McGill. Leccionou, nomeadamente, nas Universidades McGill (Canadá), Abu Deis e Bir Zeit (Jerusalém). Foi membro fundador da União dos Escritores Palestinianos, da União dos Jornalistas Palestinianos e do P.E.N. Center da Palestina, a que preside. É, também, presidente da secção Palestiniana da Women’s International League for Peace and Freedom.
A sua primeira obra, “Escrevo Com o Meu Sangue”, descreve, em forma epistolar, a vida do povo palestiniano. O segundo livro, O Regresso do Herói, descreve a resistência palestiniana à ocupação militar israelita. A luta das mulheres palestinianas é o tema da terceira obra, Escolhi o Perigo. Hanan Awwad tem ainda vasta colaboração dispersa por jornais e revistas.
Hanan Awwad acaba de ser distinguida, em Salento, Itália, conjuntamente com o escritor israelita Meir Wieseltier, com o prémio “L’Olio della Poesia”. Para celebrar o evento foi editado um opúsculo, com poemas de ambos, intitulado, significativamente, Vozes do Muro.
Print Friendly, PDF & Email
Share