Guaidó quer restabelecer laços da Venezuela com Israel

Juan Guaidó afirmou que está a trabalhar para restabelecer os laços com Israel que Caracas cortou há uma década em solidariedade com os palestinos.

Numa entrevista ao jornal israelita de grande tiragem Israel Hayom (um dos principais apoios mediáticos do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu), o autoproclamado «presidente» venezuelano declarou: «Estou muito feliz por anunciar que o processo de estabilização das relações com Israel está em pleno andamento. É muito importante para nós … Vamos renovar os laços, depois anunciaremos a nomeação de um embaixador em Israel e esperamos realmente que um embaixador de Israel venha até nós.»

A Venezuela cortou relações diplomáticas com Israel há uma década, durante a presidência de Hugo Chávez, em protesto contra a agressão israelita contra a Faixa de Gaza em 2008-2009 («Operação Chumbo Fundido»), da qual resultaram mais de 1400 mortos palestinos – entre os quais 138 crianças – e enormes destruições materiais.

Israel foi um dos primeiros países a declarar publicamente o seu apoio a Guaidó, a pedido expresso do governo de Donald Trump.

Por seu lado, a Autoridade Palestina e a generalidade das forças políticas palestinas afirmaram o seu apoio ao presidente Nicolás Maduro, que no início do seu segundo mandato reiterou a solidariedade da Venezuela com a luta palestina pela liberdade e a independência.

Print Friendly, PDF & Email
Share