Governo espanhol exclui universidade israelita do Decatlo Solar Europa

O Ministério da Habitação de Espanha excluiu o Centro Universitário de Ariel em Samaria (CUAS) do grupo de 20 universidades de Arquitectura de todo o Mundo que vão competir nas finais da competição Decatlo Solar Europa 2010 que vão ter lugar em Madrid em Junho de 2010. O CUAS está instalado no colonato (ilegal) de Ariel, na Cisjordânia ocupada.
O Decatlo Solar é uma competição mundial realizada bienalmente, há uma década, pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos que desafia as universidades a projectar e construir uma casa auto-suficiente utilizando exclusivamente energia solar.
O Decatlo Solar Europa vai realizar-se pela primeira vez, em resultado de um acordo entre os Governos de Espanha e dos Estados Unidos, e tem os mesmos objectivos de estimular a pesquisa nos domínios da sustentabilidade e das energias renováveis. A competição é organizada pelo Ministério da Habitação de Espanha, em colaboração com a Universidade Politécnica de Madrid, a Câmara Municipal de Madrid e o Departamento de Energia dos EUA.
Sergio Vega, Director Geral do Decatlo Solar Europa 2010 justificou assim a exclusão do CUAS: «A decisão foi tomada pelo governo espanhol baseada no facto de a Universidade estar situada na Cisjordânia. O governo espanhol está obrigado a respeitar os acordos internacionais no quadro da União Europeia e das Nações Unidas respeitantes a esta área geográfica.»
A decisão do governo espanhol vem na sequência de uma iniciativa do grupo britânico “Arquitectos e Planeadores pela Justiça na Palestina”, que foi apoiada pelo Movimento BDS e gerou uma onda de apoios em Espanha e culminou num questionamento no Parlamento Espanhol.
Esta acção do governo espanhol segue-se a uma decisão do governo britânico de não alugar escritórios do construtor israelita dos colonatos Lev Leviev e do Fundo de Pensões Norueguês de desinvestir da Elbit Systems, uma companhia israelita que fornece o equipamento de segurança para o Muro.
Mais informações:
Campanha BDS: www.bdsmovement.net
Solar Decathlon Europe: www.sdeurope.org
Architects and Planners for Justice in Palestine: www.apjp.org 
Print Friendly, PDF & Email
Share