Genocídio na Palestina: Exposição e conversa na Covilhã
No espaço d’A Tentadora, na Covilhã, foi inaugurada, neste sábado 15 de Novembro, a exposição «Ilustradores pela Paz na Palestina» que contou com a participação de Marta Nunes, uma das ilustradoras representadas. Esta exposição reúne o trabalho artístico solidário de vinte e quatro dos melhores ilustradores portugueses da actualidade que responderam ao desafio que lhes foi feito pela curadora Ana Biscaia para exprimirem, com o seu trabalho, o seu sentir sobre o que se está a passar na Palestina. Denunciam a guerra e apelam ao cessar-fogo em Gaza e à paz, porque «ilustração é resistência».
Seguiu-se uma conversa, introduzida e moderada por Elisabet Carceller, d’A Tentadora, em que participaram Isabel Camarinha, do CPPC, José Oliveira, do MPPM e Sérgio Santos da União de Sindicatos de Castelo Branco, e que suscitou animadas intervenções dos presentes.
Uma breve incursão pela história da Palestina moderna permitiu concluir que, desde a sua génese, o objectivo do projecto sionista é a limpeza étnica e a ocupação de todo o território da Palestina histórica. Por isso, é vital manter a solidariedade com o povo palestino até que possa, em paz, fazer valer os seus direitos nacionais. Paz essa sem a qual nenhum outro direito pode ser assegurado e, desde logo, o direito à vida. E, na solidariedade com o povo palestino, regista-se desde há muito o envolvimento dos trabalhadores portugueses e das sua estruturas representativas.
Das intervenções dos presentes resultou a certeza de que a luta do povo palestino, por ser justa, triunfará e que a sua admirável resistência à bárbara agressão de uma potência com um enorme potencial militar e económico é, por si só, uma assinalável vitória.
A Tentadora era uma antiga mercearia de bairro, inaugurada em 1935. Desde 2013 é uma loja de produtos portugueses, com especial destaque para os artesãos e produtores da região. É também um local de co-work vocacionado para áreas criativas, uma galeria e um espaço de dinamização cultural. Fica na Rua Alexandre Herculano, 21, na Covilhã
A exposição «Ilustradores pela Paz na Palestina» pode ser visitada até 29 de Novembro.
Esta iniciativa inseriu-se na campanha «Todos pela Palestina. Não ao genocídio! Não à ocupação!» promovida por CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído, a que já aderiram mais de 150 organizações e colectivos e que culmina no dia 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, com manifestações nacionais no Porto (Batalha > Trindade) e em Lisboa (Restauradores > Cais do Sodré), ambas às 15 horas.