Gantz agradece aos bombeiros palestinos mas cancela prometidas licenças para novas casas

O Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, agradeceu hoje à Autoridade Palestina por enviar bombeiros para ajudar os seus homólogos israelitas a combater os incêndios florestais em redor de Jerusalém, mas também cancelou uma reunião marcada para aprovar a licença para a construção de novas casas palestinas na Área C da Cisjordânia ocupada.

A AP enviou quatro autotanques e 20 bombeiros para ajudar Israel a lidar com os fortes incêndios, que se estão a aproximar das áreas residenciais. A ordem foi dada pelo Presidente da AP Mahmoud Abbas.

No mesmo dia, Ganz cancelou a ordem para permitir a construção de 800 apartamentos para palestinos na Área C.

Como o MPPM referiu na altura, o governo israelita tinha dado a aprovação inicial para o projecto de construção como parte de um pacote que incluía a construção de mais de 2000 novas unidades habitacionais em colonatos ilegais na Cisjordânia.

Segundo a imprensa israelita, sob pressão do chefe do Conselho de Colonatos na Cisjordânia, David Al-Hayani, Gantz cancelou a reunião da comissão que deveria ter aprovado a licença para os apartamentos palestinos. As casas destinavam-se aos funcionários da AP.

Confirma-se agora que tinha razão quem encarou com cepticismo a promessa de autorizar construções para Palestinos considerando que apenas serviria para amenizar a notícia da construção de mais habitações para Judeus.

Print Friendly, PDF & Email
Share