Forças israelitas prenderam mais de 65 palestinos nos Territórios Ocupados na noite passada

Israel prendeu pelo menos 66 palestinos durante a noite de domingo para segunda-feira (22-23 de Outubro) na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupados.
Na Margem Ocidental ocupada foram detidos 15 jovens palestinos por «motivos de segurança», segundo um comunicado do exército israelita.
Por outro lado, no bairro de Issawiyeh, em Jerusalém Oriental ocupada, as forças repressivas israelitas detiveram mais de 50 palestinos, numa campanha em grande escala. Forças especiais da polícia e agentes dos serviços de informações israelitas, com apoio de um helicóptero, invadiram o bairro à meia-noite e realizaram rusgas num grande número de casas.
O advogado Mohammad Mahmoud (do Centro de Informações Wadi Hilweh, especializado na defesa de menores), que conseguiu visitar a maioria dos detidos, afirmou que eram todos adolescentes com idades entre 15 e 18 anos de idade.
Os moradores de Issawiyeh queixaram-se recentemente da brutalidade policial sobre jovens das escolas do bairro, que provocou vários feridos, um dos quais teve de ser operado para remoção do baço, após ser atingido por uma bala de metal revestida de borracha disparada pela polícia israelita. Na semana passada os pais encerraram as escolas durante três dias em protesto contra a brutalidade policial.
As incursões israelitas em cidades, aldeias e campos de refugiados palestinos são uma ocorrência diária na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental ocupadas.
De acordo com documentação das Nações Unidas, entre 26 de Setembro e 9 de Outubro as forças israelitas realizaram 121 operações de busca e detenção na Margem Ocidental e prenderam 205 palestinos, incluindo 9 menores.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share