Forças israelitas matam três palestinos, incluindo adolescente, em manifestações na Faixa de Gaza

Três palestinos, incluindo um adolescente, foram hoje mortos por forças israelitas durante manifestações na Faixa de Gaza.

Os soldados do exército de ocupação dispararam balas reais e balas de aço revestidas de borracha, bem como granadas de gás lacrimogéneo, contra os manifestantes que participavam na 39.a sexta-feira consecutiva dos protestos da Grande Marcha do Retorno, junto à vedação com que Israel isola o território palestino.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que os mortos são Mohammed al-Jahjouh, de 16 anos, Abdulaziz Abu Shree'a, de 28, e Maher Yassin, de 40.

Foram também feridos 47 manifestantes palestinos, incluindo quatro paramédicos e dois jornalistas. Num dos acampamentos da Grande Marcha do Retorno, uma ambulância foi atingida directamente por uma granada de gás lacrimogéneo israelita, sufocando os paramédicos que se encontravam no seu interior.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, desde o início da Grande Marcha do Retorno, em 30 de Março, as forças israelitas mataram 239 palestinos e feriram 25 700.

A Grande Marcha do Retorno, extraordinária manifestação de valentia e tenacidade, exige o levantamento do criminoso bloqueio a que Israel sujeita a Faixa de Gaza desde 2007 e o direito dos refugiados a regressarem às suas terras, no actual território de Israel, de onde foram expulsos pela limpeza étnica sonista, como prevê a resolução 194 da ONU, de 1948.

Print Friendly, PDF & Email
Share