Forças israelitas matam a tiro jovem palestino de 16 anos

As forças israelitas mataram a tiro um palestino de 16 anos durante protestos no distrito de Ramala, na Margem Ocidental ocupada, na passada terça-feira, 30 de Janeiro
O Ministério da Saúde palestino confirmou que Layth Abu Naim, de 16 anos, da aldeia de Al-Mughayyer, foi atingido a tiro na cabeça com balas reais por forças israelitas.
Segundo testemunhas palestinas, uma força israelita entrou na aldeia ao início da tarde. Eclodiram confrontos, em que dezenas de jovens palestinos lançaram pedras e rolaram pneus a arder contra os soldados israelitas armados.
Um soldado disparou contra Abu Naim a curta distância, tendo o adolescente sido atingido na cabeça e ficado gravemente ferido. Foi levado para um hospital de Ramala, onde sucumbiu aos ferimentos.
O funeral do adolescente, realizado ontem, foi acompanhado por centenas de pessoas que entoavam «Queremos viver em liberdade».
O assassínio de Abu Naim ocorre num ambiente de crescentes tensões após a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, anunciada por Donald Trump em 6 de Dezembro.
Desde esse dia, 19 palestinos foram mortos pelas forças de ocupação israelitas, a maioria deles durante manifestações de protesto.
O jovem Abu Naim é o oitavo palestino morto pelas forças israelitas desde o início do ano, quatro deles com 16 anos de idade.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share