Forças israelitas matam rapaz palestino de 15 anos junto à vedação de Gaza

As forças israelitas mataram hoje, sexta-feira, um adolescente palestino na Faixa de Gaza, quando participava numa manifestação desarmada da Grande Marcha do Retorno, que se iniciou há mais de 100 dias.
O Ministério da Saúde de Gaza identificou o rapaz assassinado como Othman Rami Heles, de 15 anos, acrescentando que ele tinha sido morto a tiro por atiradores especiais israelitas que guardam a vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.
Segundo o ministério, às 19h locais registavam-se ainda 68 manifestantes feridos pelas forças israelitas, que dispararam balas reais e granadas de gás lacrimogéneo.
Cerca de 30.000 manifestantes terão participado nos protestos, que se realizaram em cinco locais ao longo da vedação de isolamento da Faixa de Gaza. As manifestações de hoje tiveram lugar sob o signo da solidariedade com os habitantes de Khan al-Ahmar, uma aldeia beduína da Cisjordânia que Israel quer demolir totalmente.
O jovem Othman Rami Heles é o 138.º palestino morto pelas forças israelitas desde o início da Grande Marcha do Retorno. Iniciada a 30 de Março, a Marcha exige o fim do brutal bloqueio israelita à Faixa de Gaza, que dura há mais de 11 anos, e o direito de retorno dos refugiados palestinos e seus descendentes às terras de que as suas famílias foram expulsas durante a campanha de limpeza étnica levada a cabo pelas forças sionistas antes e após a criação do Estado de Israel, em 1948.
Na passada segunda-feira Israel agravou brutalmente o bloqueio da Faixa de Gaza, fechando o posto de Kerem Shalom/Karam Abu Salem, a única passagem de mercadorias para a Faixa de Gaza, e reduzindo a zona autorizada de pesca para seis milhas náuticas.
A Faixa de Gaza, onde em apenas 365 km2 vivem dois milhões de pessoas, atravessa uma situação de verdadeira catástrofe humanitária, com um nível de desemprego dos mais altos do mundo, fornecimento de electricidade apenas durante quatro horas por dia, sem tratamento de esgotos e, portanto, sem água canalizada potável por contaminação dos aquíferos.

Print Friendly, PDF & Email
Share