Forças israelitas matam jovens palestinos. 235 palestinos mortos desde Outubro de 2015

Forças israelitas mataram a tiro quinta-feira, 20 de Outubro, um jovem palestino de 15 anos na aldeia de Beit Ummar no distrito de Hebron (al-Khalil), na Margem Ocidental ocupada. O jovem palestino, Khalid Bahr Ahmad Bahr, de 15 anos, terá sido baleado nas costas, tendo a bala saído pelo peito.
Segundo um porta-voz do exército israelita, os soldados foram «atacados» por jovens palestinos arremessando pedras. Um soldado, «levemente ferido» por uma pedra, disparou tiros de advertência para o ar e depois «para o suspeito, resultando na sua morte».
Num outro incidente ocorrido ontem, 19 de Outubro, forças israelitas mataram uma jovem palestina no checkpoint militar de Zaatara, a norte de Nablus, na Margem Ocidental ocupada, depois de ela alegadamente ter tentado esfaquear polícias de fronteira israelitas. Fontes militares israelitas afirmaram que a jovem, Rahiq Shaji Birawi, de 23 anos, teria sido «neutralizada» depois de puxar de uma faca.
Deste modo, eleva-se já a 235 o número de palestinos mortos por soldados e colonos israelitas desde que em Outubro de 2015 uma onda de violência alastrou por todo o território palestino ocupado e Israel.
Grupos de direitos humanos têm condenado as autoridades israelitas pela utilização excessiva da força, denunciando uma política de «atirar para matar» contra palestinos, incluindo menores, que não constituíam uma ameaça ou que poderiam ter sido dominados de forma não letal.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share