Forças israelitas matam dois adolescentes palestinos em Gaza

Dois adolescentes palestinos foram hoje mortos pela forças israelitas durante os protestos da 73.ª semana da Grande Marcha do Retorno, junto à vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.

As vítimas mortais são Ali al-Ashqar, de 17 anos, atingido por uma bala na cabeça, e Khaled Abu Bakr al-Rubaie, de 14 anos, atingido no ventre.

Pelo menos 80 manifestantes foram feridos, 38 por balas reais, informaram fontes médicas citadas pela agência palestina WAFA. Os atiradores israelitas dispararam balas reais e balas revestidas de borracha.

Rockets disparados de Gaza

Já durante a noite de sexta-feira, foram disparados cinco rockets da Faixa de Gaza em direcção a Israel, segundo o jornal israelita Haaretz, citando fontes militares.

Algumas horas antes, Hazem Qasem, porta-voz do Hamas, que dirige o território, tinha declarado que «Israel está a intensificar os ataques contra manifestantes não-violentos e será responsabilizado por esses crimes. A política de atacar civis civis não impedirá o povo palestino de continuar a lutar pela sua liberdade e pelo retorno da sua terra.»

Os manifestantes da Grande Marcha do Retorno  exigem o levantamento do bloqiueio de Israel ao pequeno enclave costeiro e o direito de retorno o direito de retorno dos refugiados palestinos (70% dos habitantes de Gaza são refugiados) que foram expulsos das suas terras nas sucessivas campanhas de limpeza étnica lançadas por Israel.

Segundo números avançados pela WAFA, mais de 310 palestinos foram mortos e cerca de 18.000  foram feridos pelas forças israelitas desde o início dos protestos da Grande Marcha do Retorno, que se realizam semanalmente desde 30 de Março de 2018.

Foto: Mahmud Hams/AFP

Print Friendly, PDF & Email
Share