Forças israelitas destroem escola primária palestina na Cisjordânia

Forças israelitas demoliram uma escola primária palestina no distrito de Hebron, no sul da Cisjordânia ocupada. Na noite de segunda-feira, 9 de Abril, as forças israelitas invadiram a pequena comunidade beduína de Zanouta e destruíram a escola, construída com blocos de cimento e placas de zinco.
A escola tinha sido inaugurada em 26 de Março, juntamente com outras seis escolas na zona, construídas para possibilitar a educação de crianças das comunidades vulneráveis da área. A estrutura agora demolida tinha seis salas de aula e servia  43 crianças em idade escolar, incluindo 10 no jardim de infância.
Apesar da demolição, as crianças apareceram na escola na terça-feira, debaixo de chuva. Os professores deram aulas no chão da estrutura.
O Ministério da Educação palestino condenou a destruição da escola, descrevendo-a como «um novo crime contra instituições educativas».
Segundo um comunicado de Fevereiro do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), há 37 escolas que têm pendentes ordens de demolição na Área C da Cisjordânia, que está sob o controlo civil e de segurança das autoridades de ocupação israelitas.
A política de expulsão das comunidades palestinas da Área C foi recentemente denunciada num comunicado da organização israelita B'Tselem, Centro de Informação para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados. Só nas colinas do sul de Hebron, afirma o comunicado, «cerca de mil palestinos, metade dos quais são crianças e adolescentes, enfrentam a ameaça de expulsão de suas casas e a destruição de suas aldeias».
A área C, que constitui 60% da Cisjordânia ocupada, juntamente com Jerusalém Oriental, tem sido palco de uma rápida expansão dos colonatos israelitas, em violação do direito internacional. Israel prossegue uma política sistemática visando dificultar ao máxima a vida das comunidades palestinas da Área C, com o objectivo de as expulsar e concretizar a anexação formal ou de facto dessa parte da Cisjordânia.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share