Forças israelitas assaltam centros culturais palestinos em Jerusalém Oriental

A polícia e agentes dos serviços secretos israelitas invadiram ontem dois centros culturais palestinos em Jerusalém Oriental ocupada, apreendendo registos e documentos e detendo funcionários, informou a agência noticiosa oficial palestina Wafa.

O Centro Cultural Yabous e o Conservatório Nacional de Música Edward Said (CNMES), também conhecido como o Instituto Edward Said, estão no centro da cena musical e cultural em Jerusalém Oriental.

A residência de Suhail Khoury, o director do CNMES, e Rania Elias, a directora do Yabous, foi invadida pelas forças israelitas, que os escoltaram até às instalçaões de ambas as instituições para a busca e apreensão de documentos. Ambos foram detidos pela polícia israelita.

Também a residência de Daoud al-Ghoul, o director da Rede de Arte de Jerusalém (Shafaq), foi invadida e saqueada.

O Shafaq actua como uma rede de cúpula para centros culturais em Jerusalém Oriental, incluindo o Yabous, o CNMES; a Fundação Al-Ma'mal para a Arte Contemporânea; a galeria do Pátio de Arte Palestino (Al Hosh) e o Teatro Nacional Palestino (Al-Hakawati).

Hanan Ashrawi, membro do Comité Executivo da OLP, afirmou numa declaração que a campanha de Israel contra os palestinos em Jerusalém «visa apagar a presença palestina e alterar a composição demográfica e cultural da cidade através de numerosas demolições de casas, expulsões forçadas e visando a vida quotidiana dos palestinos de Jerusalém».

«O ataque a estas instituições é um ataque à cultura nacional e ao património cultural palestinos», afirmou o Ministério da Cultura da Autoridade Palestina numa declaração.

O Conservatório Nacional de Música Edward Said, que tem polos em Jerusalém, Nablus, Gaza, Ramala e Belém, foi fundado em 1993, sob os auspícios da Universidade de Birzeit, a norte de Ramala, e recebeu o nome do consagrado escritor palestino Edward Said em 2004. Actualmente, mais de mil estudantes estão a aprender música no Conservatório.

O Centro Cultural Yabous foi fundado em 1995. É uma instituição cultural palestina que organiza exibições de filmes, actuações teatrais, festivais de contos e outros eventos culturais para celebrar a profunda herança palestina de Jerusalém.

As autoridades israelitas têm vindo a apertar o seu cerco às instituições palestinas em Jerusalém Oriental ocupada na prossecução de um plano de judaização da cidade que visa a erradicação da cultura palestina e a expulsão dos seus habitantes árabes para instalar em toda a cidade de Jerusalém a capital do estado judaico.

A ocupação de Jerusalém Oriental – como da Cisjordânia – por Israel é condenada pelas Nações Unidas e pela generalidade da comunidade internacional. Na solução dos dois Estados, Jerusalém Oriental será a capital do futuro Estado Palestino.

Print Friendly, PDF & Email
Share