Forças de ocupação israelitas matam a tiro jovem palestino em campo de refugiados da Cisjordânia

As forças de ocupação israelitas mataram a tiro um jovem palestino nesta segunda-feira num campo de refugiados de Al-Aroub, perto da cidade de Hebron, no Sul da Cisjordânia ocupada.

Omar Haitham al-Badawi, de 22 anos, foi atingido por tiros israelitas à porta de sua casa, no campo de refugiados, informou o Ministério da Saúde da Palestina. O jovem, com um ferimento de bala, foi levado para o hospital de Hebron, onde sucumbiu aos seus ferimentos.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra al-Badawi aproximando-se lentamente dos soldados israelitas, e ouve-se alguém pedindo-lhe para trazer água. Ouve-se então um tiro al-Badawi cai no chão.

Também num outro vídeo, divulgado pelo site palestino J Media, vê-se o momento em que Badawi é baleado.

Um primo do jovem Omar, Mohammad, declarou ao site Middle East Eye: «Os soldados estavam a disparar balas reais, gás lacrimogéneo e bombas de som contra a multidão, e um dos cartuchos de gás lacrimogéneo explodiu ao lado da casa de Omar, causando um pequeno incêndio. Então ele saiu de casa para ver o que se passava. Levava uma garrafa de água e comunicou a um dos soldados que ia apagar o fogo. O soldado disparou imediatamente balas reais contra ele, atingindo-o no abdómen, e ele caiu no chão. Omar não representava nenhum perigo para eles. Pode-se ver nas fotos que ele estava com a roupa de casa, ainda de chinelos, quando saiu.»

Como se vê no vídeo, os soldados israelitas continuaram a disparar e a lançar cartuchos de gás lacrimogéneo mesmo quando jornalistas e civis palestinos tentavam socorrer o jovem gravemente ferido.

As forças israelitas fecharam todas as entradas do campo e impediram a entrada de ambulâncias do Crescente Vermelho, sendo o jovem transportado por moradores locais que tiveram de utilizar longos desvios para chegar ao hospital.

Segundo a agência palestina WAFA, a invasão do campo de  Al-Aroub pelos soldados israelitas ocorreu no quadro da repressão de uma manifestação comemorativa do 15.º aniveresário da morte do líder palestino Yasser Arafat.

Print Friendly, PDF & Email
Share