Forças armadas israelitas ferem 29 palestinos em protesto em praia de Gaza

Pelo menos 29 palestinos ficaram feridos na tarde de hoje, segunda-feira, quando as forças armadas israelitas abriram fogo contra milhares de manifestantes numa praia no Norte da Faixa de Gaza.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, 11 pessoas foram feridas por balas e oito por estilhaços de morteiro, tendo seis sido atingidas por bombas de gás. Entre os feridos contam-se nove crianças e cinco mulheres.
Nesta segunda-feira milhares de palestinos participaram numa manifestação na praia exigindo o fim do cerco israelita à Faixa de Gaza, que dura há 12 anos.
Manifestantes em barcos de pesca fixaram bandeiras palestinas numa vedação que se estende mar adentro, enquanto outros protestavam ao longo da vedação terrestre com que Israel isola o território palestino, sendo alvo de disparos de munições reais e de gás lacrimogéneo por parte dos soldados israelitas.
Após no sábado o ministro da Defesa de Israel ter anunciado a redução da zona de pesca de nove para apenas seis milhas, como retaliação pelos protestos na Faixa de Gaza, durante o dia de ontem o regime sionista lançou um ataque aéreo alegadamente contra um grupo de palestinos que lançavam balões incendiários em direcção a Israel na zona de Rafah, no Sul do pequeno enclave palestino.
As manifestações no quadro da Grande Marcha do Retorno entraram já no sétimo mês consecutivo. Além do levantamento do criminoso bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza desde há 12 anos, os manifestantes exigem o direito de retorno dos refugiados palestinos que Israel expulsou das suas terras na campanha de limpeza étnica por altura da sua fundação, em 1948. Cerca de três quartos dos habitantes da Faixa de Gaza são refugiados.

Print Friendly, PDF & Email
Share