Folha Informativa n.º 11 - A arte palestina sob ocupação (Parte II)

A arte palestina, apesar dos parcos relatos referentes à existência de objectos de arte antes de 1948, tem expressão desde há séculos atrás.
A produção artística no período pré-Nakba foi fortemente danificada ou eliminada no decorrer das guerras de 1948 e 1967.
A arte palestina dos anos seguintes à Nakba caracteriza-se, na sua generalidade, por um sentimento de fragmentação, desalojamento e orfandade partilhado pela memória colectiva do povo palestino.
Já na sequência da guerra de 1967, a produção artística assume um carácter mais interveniente, com a denúncia da realidade política e social na Palestina ocupada, e promovendo uma mobilização para a resistência ao ocupante.
A arte palestina actual afasta-se mais do realismo e do simbolismo, aproximando-se do abstraccionismo, e incorpora métodos e técnicas estrangeiros, sem abandonar os temas que são sensíveis para o povo palestino.
Nesta Folha Informativa n.º 11 prosseguimos a visita à arte palestina contemporânea, nas suas várias formas.
Inserimos, ainda, nesta Folha Informativa, a mensagem da Direcção Nacional do MPPM no 40º aniversário da Revolução de Abril e uma nota sobre Acordo de Reconciliação Nacional assinado entre o Hamas e a Fatah.

Sábado, 10 de Maio de 2014 - 00:00