Folha Informativa nº 1 (II Série) - Presos Políticos Palestinos nas Prisões de Israel

Desde a criação do Estado de Israel foram presos um milhão de palestinos, o equivalente a um quinto da população. A questão dos presos políticos é nuclear para os palestinos e tem de estar em cima da mesa em qualquer solução política da questão. A prisão e detenção de palestinos que vivem nos Territórios Palestinos Ocupados (TPO) é regida por um vasto conjunto de regulamentos militares que governam todos os aspectos da vida civil dos palestinos e criminalizam muitos aspectos da sua vida cívica.

Nesta Folha Informativa descrevemos a violência e arbitrariedade do tratamento dado aos presos palestinos pelas autoridades da ocupação tais como: julgamento em tribunais militares; tortura e maus-tratos; detenção prolongada sem acusação nem culpa formada; prisão em isolamento; negligência médica; restrições de visitas de familiares; condições inadequadas para mulheres e menores; perseguição aos deputados palestinos e aos activistas de direitos humanos; punição colectiva de familiares e vizinhos de presos.

Apresentamos, ainda, dados estatísticos sobre os presos políticos palestinos detidos por Israel e os perfis de alguns presos, de alguma forma representativos do conjunto.

Print Friendly, PDF & Email
Share