Flotilha da Liberdade prepara viagem para Gaza em 2024

A Freedom Flotilla Coalition / Coligação Flotilha da Liberdade (FFC) é composta por iniciativas e organizações da sociedade civil de vários países e tem vindo a desafiar o bloqueio ilegal e desumano que Israel exerce sobre Gaza com viagens sucessivas desde 2010.

Em 2023 a FFC efectua um périplo pelo Norte da Europa para divulgação da campanha e recolha de fundos, preparando-se para, em 2024, navegar até Gaza.

Um antigo navio pesqueiro a diesel, de 18 metros, construído em 1968, foi adquirido pela Ship to Gaza Norway e pelo Palestinakomiteen i Norge e iniciou a viagem em Trondheim em 12 de Abril. Aportou, sucessivamente, em Kristiansund (13 de Abril), Molde (14 de Abril), Ålesund (15 de Abril) e chegou a Bergen em 17 de Abril.

Em 18 de Abril recebeu o nome Handala numa cerimónia realizada na cidade de Bergen com a participação de público, de representantes de sindicatos, partidos políticos, da Norwegian People Aid e de membros da comunidade palestina.

Handala, a icónica figura criada pelo cartunista Naji al-Ali, representa a criança refugiada que anseia o regresso à sua pátria. Dado que mais de dois terços da população de Gaza são refugiados palestinos e que mais de metade dos habitantes de Gaza são crianças, Handala representa na perfeição a missão desta flotilha: «Pelas Crianças de Gaza»

Depois de Bergen, o Handala visitou Haugesund (19 de Abril), Stavenger (20 de Abril), Kristiansand (23 de Abril), Kragerø (24 de Abril), Larvik (25 de Abril), Fridrikstad (27 de Abril) até chegar a Oslo em 14 de Maio.

Em todas as cidades onde esteve, a tripulação do Handala e os membros da FFC efectuaram sessões de esclarecimento sobre a sua missão e sobre a situação na Palestina.

Em Oslo, o artista Flexi Aukan decorou o barco com as suas pinturas.


Fotos: Ship to Gaza Norway

Print Friendly, PDF & Email
Share